Em nota, Administração do Guará responde ao Blog do Amarildo sobre reclamações da poda de árvores

Poucas horas após publicação de reportagem que retrata a polêmica sobre a poda de árvores no Guará, quando moradores relataram problemas na forma que os trabalhos estariam sendo conduzidos, a Administração Regional do Guará responde à reportagem. Além da resposta oficial da administração à reportagem, o administrador André Brandão também entrou em contato e disse que o trabalho visa apenas o bem estar e segurança da comunidade, e não o contrário.

Abaixo, veja a nota na íntegra:

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informa que realiza poda de árvores em todas as regiões do Distrito Federal, de acordo com o decreto nº 14.783/93. A estimativa é que existam cerca de 5 milhões de árvores em todo o DF, sendo que 1 milhão de árvores somente no Plano Piloto.

            A Novacap conta com 12 equipes próprias e oito equipes terceirizadas para o serviço de podas baixas e altas para todo o Distrito Federal.

            As intervenções são realizadas de acordo com as demandas encaminhadas pela população, após a vistoria e laudo do responsável técnico da Companhia. Mas, antes do serviço ser efetuado, os responsáveis técnicos da Novacap vão ao local verificar a situação e produzem um laudo com todas as especificações da espécie e método de poda ou erradicação a ser utilizado.

            Dependendo de cada espécie e situação, existem vários tipos de podas como as corretivas, de erradicações (necessárias devido ao risco de queda), de equilíbrio e de levantamento de saia (retirada de galhos baixos por questões de segurança). Algumas árvores podem sofrer podas drásticas, como aquelas que estão próximas a edificações e passeios, mas elas voltam a produzir folhas e flores em seu ciclo normal.

            As podas drásticas são necessárias para dar equilíbrio, sustentação e recompor a copa da árvore.  A espécie irá rebrotar após alguns meses, podendo assim ter menos risco de queda. Em hipótese alguma realizamos podas por motivos estéticos ou devido às folhas que caem no chão. A Novacap realiza podas somente em áreas públicas. Intervenções próximas a rede elétrica (fios de alta tensão) são de responsabilidade da CEB.

            Em árvores de grande porte, são necessárias intervenções maiores, como isolamento de estacionamento ou da área próxima à árvore, que muitas vezes não é possível por causa de carros de moradores. Nestes tipos de podas, a Novacap utiliza um caminhão Sky com plataforma elevatória para realização da poda.

            Todo resíduo proveniente de poda é encaminhado para o Viveiro de produção de mudas da Novacap, após ser triturado, produz composto orgânico que é utilizado na produção de novas mudas.

            A população, que está mais próxima da situação, pode solicitar a vistoria de poda na Administração Regional ou na Ouvidoria do Governo de Brasília, pelo telefone 162. As vistorias dos engenheiros florestais demoram, em média, de uma a duas semanas. Porém a poda somente é realizada de acordo com a urgência, como em caso de risco de queda e com a programação do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*