GASTRONOMIA – Meire Gontijo se destaca à frente do D`Lurdes-Guará

Por Amarildo Castro – Ela sempre teve apreço pela culinária. Mineira de Morada Nova, veio para o Guará há pouco mais de dez anos. Desde a juventude, gostava de cozinhar, sem mesmo saber que um dia esse gosto pela culinária seria o ‘norte’ de sua vida, melhor dizendo, seria um negócio em família.
Na cidade, depois de passar alguns meses vendendo marmitas em uma casa residencial na QE 30, onde o prato principal era a feijoada, Meire descobriu, em família, que essa atividade poderia render algum lucro. Nascia então o Restaurante D`Lurdes, onde o maior destaque na inauguração era a própria feijoada, que era vendida na soleira da janela da casa onde morava com a família. Na época, todos, exceto as crianças, participavam do pequeno negócio.
Com perfil familiar, o restaurante cresceu, expandiu seu cardápio e contratou, gradualmente, dezenas de funcionários. Com os ‘pés no chão’, a gerência implantou, passo a passo, um cardápio diversificado, mas sempre com o foco nos pratos tradicionais de Minas Gerais. Após o comércio se estabelecer no Guará, a casa passou a oferecer também pizzas, massas e caldos, servidos à noite, a partir das 18h. Com essa estratégia, o restaurante tornou-se um dos mais frequentados no Guará.


A expansão veio para mais uma cidade do Distrito Federal. O sucesso nos pratos fez a direção adquirir também, há pouco mais de cinco anos, uma cafeteria e local para leitura, que carinhosamente recebe o nome de A Barraca. O negócio fica há poucos metros do restaurante, na Praça da QE 30, no Guará II.
Depois da estabilização do negócio, o destino reservou a Meire Gontijo mais uma surpresa e um desafio. Há um ano, coube a ela, administrar, e comandar o agora D`Lurdes-Guará e A Barraca. A tarefa fez Meire trazer gente nova para integrar à equipe. De Minas, seu ‘berço’, veio o sobrinho Diogo Barbosa, de 25 anos, e a esposa Marcela Alves. Eles auxiliam na administração e na parte jurídica, com muito empenho e dedicação. “Sou grata a eles e a todos os funcionários porque isso me dá uma paz e segurança muito grande para administrar o negócio”, diz Meire.

Qualidade e preço

A empresária explica que desde o início o restaurante focou na qualidade, preço e atendimento superior, e que esses três itens são fundamentais para o sucesso do negócio. “Mesmo em cenário adverso da economia, mantemos nossa equipe, e o movimento aumentou nos últimos meses, em especial na cafeteria A Barraca”, diz a empresária.
Para ela, em cenário tão atípico da economia, essa procura tanto pelo restaurante quanto pela cafeteria indica que o público tem aprovado o cardápio e o atendimento das casas.
Cardápio variado

Quem procura o D`Lurdes-Guará ou A Barraca tem um cardápio bastante variado. Meire conta que de terça-feira a domingo os clientes têm disponível, no caso do restaurante, quatro opões diárias no cardápio, servidas em sistema semelhante ao la carte, mas não taxa esse serviço dessa forma porque o atendimento assim como os produtos é bastante diferenciado. Os pratos são ‘montados’ pela casa e as opções diárias inclui pelo menos uma carne bovina, uma suína, peixes e frango, sempre acompanhados de arroz branco, servido em uma charmosa panelinha rústica. Saladas, verduras e outras delícias também fazem parte.

A feijoada continua sendo o prato carro-chefe do D`Lurdes

A feijoada, carro-chefe do D`Lurdes, é servida às sextas-feiras e aos sábados. “Começamos aqui vendendo marmitinhas de feijoada. Esse prato é especial para nós em todos os sentidos, e, mesmo com as mudanças, mantemos a feijoada em sua forma original, e o sucesso continua”, relata a empresária.
Para quem procura o D`Lurdes-Guará à noite vai encontrar mais de 40 variedades de pizzas, oito tipos diferentes de caldos e dez opções em massas.

A Barraca

Muito procurada também pelos clientes, a cafeteria A Barraca é outro sucesso, que carrega consigo a marca D`Lurdes-Guará. Por lá, deliciosas tapiocas, cuscuz, açaí, sucos, pastéis, cafés, salgados e bolos estão entre os produtos disponíveis. “Enquanto o restaurante D`Lurdes prioriza a culinária mineira, a cafeteria trabalha com a gastronomia nordestina”, conta Meire.

Meire em frente à Barraca, outro sucesso com a marca D`Lurdes-Guará

Segundo a empresária, para atingir um grau de excelência nos produtos e funcionamento das casas, ela continua estudando muito e fazendo pesquisas na área de gastronomia. Também tem o hábito de cozinhar, como sempre fez, mesmo antes da popularidade do D` Lurdes-Guará. Outro segredo, revela Meire, é a implementação de novidades em ritmo constante, todas testadas por ela antes de torná-las comerciais.
Por fim, Meire faz questão de afirmar que o que mantém de fato a casa são os clientes e funcionários. “É um conjunto de valores, responsabilidades e dedicação, e esse talvez seja o nosso principal segredo”, resume.

Serviço
D`Lurdes-Guará
QE 30 – Conjunto K – Guará II
Fone: 3047-5254

A Barraca
Praça Central – QE 30, Guará II

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*