Entrevista/ Pábio Mossoró: “Em time que está ganhando, no máximo a gente faz ajustes”

Em depoimento exclusivo ao Blog do Amarildo, o prefeito de Valparaíso de Goiás fala das demandas da cidade, das conquistas e deixa escapar que não pretende mudar equipe

Por Amarildo Castro – Prestes a completar três anos de mandato, e pré-candidato assumido à reeleição, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (PSDB) está mais uma vez confiante na continuidade de sua gestão. Mas antes, diz que é preciso continuar trabalhando, e mesmo com a mudança de comando do Governo de Goiás, isso não chegou a impactar de forma negativa nas obras para a cidade. Porém, admite que o maior desafio é dar início às obras do Hospital de Urgências de Goiânia  (Hugo), o qual havia priorizado no início da gestão. Mas relata que outras obras e trabalhos trouxeram ou ainda beneficiarão de forma muito positiva toda a comunidade local, como a Guarda Municipal, a construção da sede do Corpo de Bombeiros de Valparaíso, mais iluminação e a nova passarela sobre a BR-040. Abaixo, veja a entrevista do prefeito:

 Blog do Amarildo – Valparaíso acaba de receber uma nova passarela, construída sobre a BR 040, no trecho do bairro Cidades Jardins com o bairro São Bernardo, com recursos federais. A via onde foi feita a obra é bem congestionada e moradores pedem novas passarelas em outros trechos. Isso vai ocorrer?

Pábio Mossoró – Sim. A primeira passarela faz parte de um pacote, que na prática deve contemplar três passarelas. A próxima já está garantida, onde a empresa vencedora da licitação já faz sondagens no terreno nas proximidades do bairro. Ali, uma nova passarela sobre a BR 40 será construída entre a Etapa E e o bairro Ipanema. A empresa já foi contratada pela Via 40, que administra a BR 040 no trecho de Valparaíso de Goiás.

Nova passarela sobre a BR 040: prefeito afirma que intervenção da prefeitura foi importante para que cidade ganhasse obra do Governo Federal

A obra é de responsabilidade de quem?

VIA 040, mas a prefeitura fez articulação para que o recurso viesse. Antes, estava destinado para outra obra, longe daqui.

A passarela ‘azul’, perto do Shopping Sul está bastante deteriorada, algo pode ser feito?

Sim, estamos em conversações do o shopping e a nossa intenção é fazer uma pareceria público privada para que seja feita a reforma. Temos boas expectativas de isso ocorrer ainda este ano.

Depois de muita expectativa e espera, foi dada início a uma obra para abrigar a nova sede do Corpo de Bombeiros de Valparaíso, no bairro Jardim Céu Azul. Como será a obra e com que recursos será feita?

Esta obra a tratamos com prioridade. A prefeitura entrou com o valor de R$ 600 mil e o restante é de responsabilidade do Estado. Ao todo, a obra custará em torno de R$ 1,4 milhão.

Por ser do Estado parte da responsabilidade na obra, os trabalhos não correm risco de parar?

Não. Todo o processo está em Goiânia, adiantado, tudo no trâmite certo.

UBS reformada no bairro Anhanguera: para prefeito, Saúde é uma das prioridades do mandato

Como estão as prioridades no município?

Este ano, a Prefeitura de Valparaíso, na prática, priorizou alguns investimentos que seriam de responsabilidade do Estado, como essa obra do Corpo de Bombeiros. Outras demandas, como o Banco de Horas da Polícia Militar e Civil, nós tomamos frente e por isso, foi possível reduzir os índices de criminalidade no município.

Essas ações, como o Banco de Horas da PM, assim como a instalação da Guarda Municipal de Valparaíso ajudaram na redução dos crimes?

Certamente. O nosso papel é também colaborar com a redução da violência na cidade, antes tão criticada pela mídia.

A obra da Escola Técnica do bairro Jardim Céu Azul está parada. O que houve e quando volta?

A obra é de responsabilidade do Estado. Com a troca de comando, está sendo feito um levantamento sobre todas as obras e a situação financeira. Já estivemos com o governador para tratar do tema. 80% dos trabalhos estão prontos. Pedimos prioridade para a conclusão e aguardamos um parecer do Estado.

Com a volta dos trabalhos no Legislativo, a cidade começa a ficar mais movimentada após fim do período de férias. Quais são as prioridades agora?

Na verdade, nunca paramos. Nas últimas semanas concluímos a pavimentação de algumas ruas no Anhanguera, Ipanema e Esplanada. Na Cidade Jardins, iniciamos a troca da iluminação por uma mais moderna. Na avenida principal de Valparaíso 2 estamos colocando lâmpadas de Led. No Anhanguera B, entregamos a UBS reformada, enquanto temos ainda a reforma da UBS do bairro Anhaguera A. Já na Secretaria de Saúde, estamos melhorando a infraestrutura do prédio. Mesmo passando por um momento de instabilidade financeira, devido à Reforma da Previdência, a cidade continua crescendo, diferentemente de outras cidades no país.

Depois da chegada de grandes grupos econômicos, algum investidor a mais querendo vir para a cidade?

Sim. Há expectativas de novos grupos empresariais na cidade. Mas eles aguardam a definição da Reforma da Previdência.

Como o senhor avalia seu próprio trabalho?

A gestão é que dá o rumo para a cidade. Desde que assumimos fazemos todos os esforços para que Valparaíso possa crescer de forma ordenada. Trabalhamos para atender todo mundo bem, do empresário ao estudante.

A troca de comando do Estado dificultou a vinda do Hospital de Hurgências de Goiânia (Hugo) para Valparaíso?

Estávamos de fato muito avançados com a gestão passada nessa questão. Mas com a troca, o projeto realmente atrasou. Mas isso não quer dizer que não vai sair. Já estive com o governador Ronaldo Caiado e levei o tema. Ele pediu um relatório de prioridades, e levamos esse pleito a ele. Então essa obra continua sendo prioritária e o próprio governador sabe disso.  Depende mais dele do que de nós.

Pábio Mossoró, pré-candidato a prefeito?

Sem dúvidas. Trabalhamos muito até agora, já realizamos boa parte da nossa proposta de governo, mas certamente precisaremos de mais tempo para trazer todas as transformações necessárias na cidade. Destacamos que o PAC Anhanguera continua avançado, com o projeto executivo pronto. Avançamos na educação, saúde, e segurança, mas para uma cidade que estava tão necessitada de melhorias, consideramos um novo mandato adequado para concluir o que estamos fazendo.

Quase três anos com poucas mudanças no governo, vai trocar algum secretário este ano?

Em time que está ganhando, só se faz ajustes. Não tenho a intenção de fazer grandes mudanças, então minha intenção é continuar trabalhando com a equipe que aí está.

Algum recado para a comunidade?

Quero dizer que estamos focados em nosso trabalho. Quero agradecer à comunidade pela confiança que nos foi depositada. Agradecer ainda todos os setores da sociedade e à minha equipe que tanto vem colaborando para que as coisas funcionem bem e ao Legislativo que vem fazendo o seu papel para que leis importantes sejam aprovadas para nossa cidade.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*