50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

A 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem início na próxima quinta-feira (14) e vai até o dia 24. Durante os 10 dias serão apresentadas diversas produções nacionais. O evento incentiva, ainda, a cultura e a inclusão sociocultural.
O presidente do BRB, Vasco Gonçalves, destaca que esse é o 18º ano em que o evento conta com o apoio do BRB. “Esse Festival é o único que se dedica, exclusivamente, ao cinema. É um evento cultural reconhecido em todo o país e que atrai cerca de 60 mil pessoas a cada edição, dentre cinéfilos, estudantes, pesquisadores, críticos, jornalistas e crianças da rede pública de ensino do DF. Exerce, portanto, além da função cultural, a responsabilidade social. Esses dois pontos, portanto, são fundamentais para que o evento faça parte da gama de eventos apoiados pelo BRB”, destacou o presidente.
Concurso Cultural – “Minha história de amor com o FestBrasília”
O BRB lançou um concurso cultural, denominado “Minha história de amor com o FestBrasília”. Quem quiser participar, deve enviar uma foto ao e-mail brbconcursocultural@gmail.com, até o dia 12/9, retratando seu amor pelo cinema brasileiro. Ao ganhador, será entregue um par de ingressos para todos os dias do Festival, além de brindes exclusivos do BRB.
Atrações do Festival
Sara Rocha, coordenadora audiovisual da Secretaria de Cultura e Diretora Executiva do Festival, destaca que o evento, em sua 50ª edição, busca fortalecer e reposicionar a importância dessa agenda estratégica do cinema, em âmbito nacional e internacional. “O Festival é uma marca emblemática, pois se pensarmos que Brasília tem 53 anos de história, o evento nasceu praticamente junto com a cidade. Tem, portanto, uma carga simbólica e precisa ser muito celebrado. Estamos preparando essa edição comemorativa com muito carinho”, destacou.
Sara coloca, ainda, que muitas novidades foram implementadas nessa edição: “Modernizamos o modelo de gestão, com efetiva participação social; ampliamos o formato do evento para 10 dias, abraçando, com isso, dois fins de semana e dando mais possibilidade de acesso a safra de filmes; e descentralizamos a programação. Outra ação inédita foi a implementação de um ambiente de mercado. Ao longo de três dias, de 20 a 22, no Hotel Meliá, vamos receber agentes de mercado de todos os segmentos da cadeia produtiva audiovisual”, finalizou. Hoje, às 13h, serão divulgados os 18 projetos selecionados para essas dinâmicas. O evento recebeu, ao todo, 135 projetos inscritos.
Este ano, além do Cine Brasília, as exibições ocorrerão também no Teatro de Sobradinho; no Teatro da Praça, em Taguatinga; no Colégio Gama; e no Instituto Federal de Brasília, no Riacho Fundo I. Outra novidade é a ação “Futuro Brasil”, voltada à seleção de filmes em finalização.
Aplicativo 
Buscando aumentar a participação social, a plataforma digital apresenta a programação completa do Festival, dicas de roteiros e a possibilidade de votação do júri popular.
Saiba mais
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começou em 1965. Inicialmente, surgiu como a “1ª Semana do Cinema Brasileiro”. No entanto, com o passar do tempo, percebeu-se que esse se tornou o principal fórum de discussão da atividade cinematográfica do país. Tão logo se transformou em um festival. Em 2007, o Festival ganhou o título de Patrimônio Imaterial do Distrito Federal.
Serviço
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Data: 14 a 25/09
Local: Cine Brasília
Mais informações no site www.festivaldebrasilia.com.br
(Colaboração: Assessoria de Comunicação)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*