VALPARAÍSO-Ação reforça vacinação contra HPV e meningite C em escolas

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (26/03), mais uma importante campanha de vacinação que será intensificada na rede pública de ensino da cidade. A abertura aconteceu na Escola Municipal Gilmar de Jesus Cavalcante, localizada no Setor de Chácaras Anhanguera B.

O trabalho de proteção e prevenção tem como objetivo vacinar meninos (12 e 13 anos) e meninas (9 a 14 anos) contra o HPV. Além disso, a ação pretende realizar a vacinação de meninos e meninas de 12 e 13 anos contra a meningite C.

HPV e Meningite C: conheça os grandes vilões

HPV é o codinome do papilomavírus humano, um agente infeccioso que se instala na pele ou em mucosas e tem o poder maligno de provocar infecções, verrugas genitais e cânceres – como o de colo do útero e o de pênis. A vacina detona os vírus e, por isso, ela é tão importante nessa fase da vida dos adolescentes.

Existem mais de cem diferentes tipos de HPV, mas os principais são combatidos com duas doses da vacina, que estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Meninos de 11 e 14 anos e meninas de 9 a 14 anos devem se imunizar procurando uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação, que mostra seu histórico de vitórias contra os vírus. Essa é a primeira vez que jovens do sexo masculino entram no esquema vacinal de HPV do Ministério da Saúde.

Meningite C é um dos tipos de um perigoso processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Elas são causadas por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos. A partir de 2017, adolescentes de 12 e 13 anos podem ir ao SUS tomar a vacina e ficar mais fortes para as próximas fases da vida.

(Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*