Governo inicia retirada da maior invasão recente no Parque do Guará. Operação envolve quase 100 homens

Começou nesta manhã, dia 9, a maior operação do ano para a retirada de invasores do Parque Ezechias Heringer atrás do SOF Sul. O aparato envolve pelo menos 90 homens de vários órgãos de segurança e fiscalização do governo do DF.

Cerca de 15 máquinas pesadas, além da presença de autoridades e grupos de apoio, como o Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar do Guará e PMDF ajudaram na ação.

A previsão é de que sejam derrubados, nas próximas horas e dias, mais de 30 barracos erguidos em pouco mais de seis meses.

O administrador regional André Brandão, presente no início da operação, explicou que a ação de derrubada é delicada, porque, além da remoção dos barracos, o trabalho envolve questões de ordem social, já que entre as cem pessoas que estão no local, trinta delas são crianças, o que requer cuidados especiais. Há também animais que precisam ser removidos, como cavalos, aves e cães.

Para retirar gambiarras, Ceb foi chamada
Para retirar gambiarras, CEB foi chamada

Explicou ainda que o trabalho para remover invasões no Guará deve continuar pelos próximos meses. Afirma também que tem mapeado várias outras áreas dentro e fora do parque.

Outra autoridade presente, o chefe de gabinete da Administração Regional do Guará, Major Fernando Passos, informou que a administração não dará trégua no combate aos invasores dentro da cidfade.

Com uma guarnição de 35 soldados, sob o comando do tenente-coronel André Luiz, foi utilizado um dos maiores aparatos, para coibir invasões neste ano na cidade.

“Além da necessidade da retirada, estamos dando a cobertura que é preciso à operação. Aqui, os moradores da região estabelecidos no SOF Sul e Park Sul reclamam da insegurança, por conta das invasões”, disse o comandante.

A operação é chefiada pela Secretaria de Ordem Política e Social (SOPS) e deve se estender por, pelo menos, cinco dias.

 

NR – Esta reportagem poderá ser atualizada a qualquer momento, dependendo do andamento dos fatos.

GALERIA DE FOTOS

Invasão também tem muitos animais que são usados pelos moradores
Invasão também tem muitos animais que são usados pelos ocupantes dos barracos
Operação foi acompanhada é acompanhada de perto pelo administrador do Guará, André Brandão e pelo chefe de gabinete, Major Fernando Passos
Operação é acompanhada de perto pelo administrador do Guará, André Brandão e pelo chefe de gabinete, Major Fernando Passos

 

Polícia Militar acompanha remoção com mais de 30 policiais
Polícia Militar acompanha remoção com mais de 30 policiais

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*