Alunos do Colégio Marista da Asa Sul participam do maior festival de robótica do país

As equipes disputam em duas categorias: Robótica Lego e Robótica Livre

 Duas equipes de alunos do Colégio Marista da Asa Sul, em Brasília, participam esta semana do maior festival de robótica do país. O evento acontece nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A previsão é que o Festival, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC), reúna cerca de 1,5 mil estudantes de escolas e universidades públicas e privadas.

Caio, Guilherme, Gustavo, Marcelo, Júlia, Vitor e João partiram no final de semana rumo à capital gaúcha para apresentar dois projetos – um na categoria Robótica Lego e outro na categoria Robótica Livre. Um total de 136 equipes se inscreveram ao longo do ano para participar de algum dos quatro desafios que compõem a programação do encontro: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.

Em sua 10ª edição, este ano o festival traz como tema a tabela periódica. Para participar, os alunos precisaram escolher um elemento da tabela para o  desenvolvimento dos seus projetos. Na categoria Lego, os brasilienses optaram pelo hidrogênio como subtema. Já na categoria Robótica Livre, a escolha foi pelo urânio. Ambos os componentes foram selecionados por serem fontes de energia e promoverem o desenvolvimento sustentável.

Os alunos terão que enfrentar sete missões na arena do festival, todas relacionadas ao tema escolhido. E o objetivo é montar robôs aptos a cumprirem os desafios propostos. Ainda durante o evento, eles terão que apresentar a pesquisa sobre o subtema escolhido, farão a apresentação da engenharia dos robôs e, por fim, apresentarão como eles funcionam na prática.

“O desafio consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas, que envolvem estratégia e criatividade. O robô também é avaliado por uma banca”, explica o professor de Educação Física do Colégio Marista Asa Sul, Alessandro Viegas Rodovalho.

O professor destaca a importância do evento, que promove a robótica, responsável por desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a capacidade de compartilhar conhecimento. No Colégio Marista, a robótica é uma atividade complementar acompanhada pelos professores de Educação Física.

Aproximadamente cinco mil pessoas devem circular no espaço aberto à participação do público geral, segundo estimativas da organização do Festival.

 SERVIÇO

Festival Marista de Robótica

Data: 18/09 (terça) e 19/09 (quarta)

Horário: das 9h às 18h

Local: no prédio 41 da PUC-RS

Público: estudantes de escolas públicas e privadas a partir do 1º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio.

Colaboração: Ascom/Colégio Marista

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*