ANÁLISE DA NOTÍCIA – Para algumas lideranças da cidade, derrota de Afrânio tem a ver com as escolhas de ex-aliados do PT

Por Amarildo Castro – Não há uma resposta concreta para o resultado das eleições em Valparaíso de Goiás, mas pelo menos dois fatos chamam atenção. Um deles é a presença em massa de ex-aliados da prefeita Lucimar Nascimento (PT) à candidatura do segundo colocado, Afrânio Pimentel (PR). Muitos de seus ‘soldados’ na campanha defenderam a gestão de Lucimar a umas e dentes até a última hora. E todos, sabem, a rejeição de Lucimar é muito grande na cidade, tanto é que ela mesma desistiu da candidatura.

Presença de ex-aliados da gestão de Lucimar Nascimento na chapa de Afrânio pode ter sido determinante para a derrota
Presença de ex-aliados da gestão de Lucimar Nascimento na chapa de Afrânio pode ter sido determinante para a derrota

Voltando ao tema, os principais personagens tratam-se de Emanuel Ayres (Pros) e Ângela Pessoa (PSC), sua vice, além de Zé Valdécio, que embora popular já teve problemas com a Justiça Eleitoral, e também tem a imagem ‘colada’ na gestão atual do PT. E ainda, no ‘bolo’, entra o vereador Zeca, que tem seu público cativo, mas somente no Jardim Céu Azul, praticamente, o que não seria o suficiente para eleger Afrânio.

Com grande rejeição popular na atualidade, qualquer candidato que ‘recrutasse’ ex-integrantes ou atuais aliados da gestão atual, correria grande risco de ter a candidatura prejudicada. E ao que tudo indica, mesmo sem nenhum estudo sobre essa situação, a derrota de Afrânio Pimentel sofreu com esse ‘aperitivo’.

Outro fator a ser avaliado é a presença da forte Lêda Borges, que mais uma vez mostrou que nunca dormiu no ponto, e sua presença durante todo o mês de setembro pode ter sido determinante para a derrota de Afrânio. Esforçado o candidato do PR foi até demais, mas as escolhas foram em parte, questionáveis devido à situação política de cada um.

Presença de Lêda pode ter sido fator decisivo para Pábio Mossoró vencer as eleições
Chegada de Lêda Borges em setembro pode ter sido fator decisivo para Pábio Mossoró vencer as eleições

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*