Após ser velado na Câmara de Valparaíso, corpo do pioneiro José Juarez Viana segue para Oliveira-MG

Enterro ocorrerá na cidade mineira neste domingo, 29, local onde nasceu Juarez

Por Amarildo Castro – Valparaíso de Goiás perdeu no sábado, 28, um dos seus mais importantes pioneiros de sua história. Trata-se de José Juarez Viana, de 63 anos. Ele chegou à cidade ainda no início de sua construção, no final dos anos 80 e foi administrador do bairro pouco antes de o local ser emancipado pela lei estadual nº 12667, de 18 julho de 1995.  Viana lutava contra um câncer de próstata há cinco anos. Após tratamento e cirurgia, passou pouco mais de quatro anos melhor, mas há cerca de três meses a doença voltou e piorou muito nos últimos 50 dias, levando-o a óbito.

Na tarde do último sábado, a população local se despediu do ex-secretário do Governo de Lêda Borges (2008-2011). Recentemente, a própria deputada concedeu a Viana o título de Cidadão Honorário de Valparaíso. O enterro de Juarez ocorrerá em sua cidade natal, Oliveira-MG, neste domingo (29). O local fica a 800 quilômetros de Valparaíso.

Juarez Viana com a ex-mulher Dora Viana e o filho ThiagoViana em foto recente

Na cidade vizinha ao DF, além de uma legião de amigos, deixa cinco filhos, entre eles, o atual secretário de meio ambiente, Rafael Viana.

Para Márcio Melo, que acompanhou Juarez em algumas fases do seu trabalho junto à Prefeitura de Valparaíso, a perda é muito grande porque trata-se de um dos principais pioneiros da cidade. “Ele era um paizão, amigo e determinado em tudo o que fazia, fez grande contribuição para a cidade com suas passagens por cargos públicos em Valparaíso”, citou.

A citação de Melo é seguida pelo secretário de Governo do Governo Mossoró, Plácido Cunha. “É irreparável a perda para o município, o Juarez foi uma das pessoas que mais contribuiram para o desenvolvimento local, lamentamos muito”, disse à reportagem durante o velório na CMVG.

Entre os filhos de Juarez, está o secretário de Meio Ambiente, Rafale Viana. A foto foi tirada semanas antes do falecimento do pioneiro

Segundo familiares, nos últimos dois meses, a luta contra o câncer foi algo marcante na vida de Juarez e ele teria tido os cuidados a todo momento dos filhos e da ex-mulher, Dora Viana. Eliane Veloso, que trabalhou praticamente a vida toda para a família, também deu sua contribuição nessa fase difícil para Viana, ajudando a cuidar dele. “É muito triste, era uma pessoa maravilhosa”, resumiu.

Além de colaborar com o município de Valparaíso em diversos cargos, especialmente o de administrador e secretário, ocupou cadeira semelhante em Luziânia-GO, e exerceu funções especiais no Governo de Goiás.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*