Atleta mirim do Guará vence Maratoninha da Caixa

caixa-blogQuando cruzou a última virada dos 300 metros do Circuito Caixa de Maratoninha, o garoto Witor Hugo Lima, de 10 anos, pressentiu a vitória. Na prova realizada em 19 de outubro, no estacionamento Parque Ana Lídia, ele venceu e levou para casa uma bicicleta, a segunda conquistada em competições neste ano. Cerca de 1.500 crianças disputaram a corrida, com 44 largadas, em quatro categorias de 6 a 12 anos.

Witor se divide entre o atletismo e a natação. Treina na Academia Água Vida e no projeto Escolinha de Atletismo Talentos nas Ruas (Escot). Para o pequeno, o esporte é a maior paixão. Começou cedo, ganhou provas e compete nas duas modalidades. Até joga futebol, mas este não é seu favorito.

Apesar da timidez, Witor não poupa elogios a seus mestres. E fala como gente grande. “Consegui vencer também com a ajuda dos professores, que se esforçam para nos ensinar, fazem as inscrições e um treino muito bom”, diz.

O pai, Aldemir Rocha, acompanha os passos do atleta mirim, dá conselhos e apoio. “Foi uma prova difícil, em nível nacional, com muitas crianças talentosas, mas ele se destacou, como nas disputas de natação entre os melhores do DF. O que posso fazer é incentivar e faço sacrifício para estar junto”, diz.

No Guará desde o primeiro ano de vida, vindo do Rio Grande do Norte, deu os primeiros passos – braçadas e corridas – e obteve o primeiro título na Corrida Guará Kids. Também cruzou à dianteira na Corrida de Reis Mirim.

Segundo o professor Anízio da Costa, a dedicação do garoto conta muito. Ele relata que, durante os treinos, Witor acompanha os tempos de atletas de até 14 anos. Antes de completar 12 anos, idade mínima para disputar provas profissionais, ele não poderá intensificar a carga de exercícios do atleta, mas afirma que o preparo para 2016 será feito por etapas. “O esforço e a vontade dele facilitam parte do trabalho. A meta é seguir com os treinos até ele atingir a idade e passar a competir fora do DF”, diz.

No próximo sábado, 22 de novembro, Witor vai disputar o torneio de natação pela Academia Água Vida entre equipes do DF no antigo Defer. Nas piscinas ou nas pistas sobra disposição. Enquanto isso, as bicicletas recebidas como prêmio podem se empoeirar.

1 Comentário

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*