Beneficiário do Bolsa Família: fique de olho nas condicionalidades de saúde

Atenção beneficiário do Programa Bolsa Família, o acompanhamento das condicionalidades de saúde já está aberto e segue até o dia 29 de junho.

Os responsáveis pelas crianças menores de 07 anos, mulheres de 14 a 56 anos e gestantes devem procurar a unidade de saúde mais próxima para atualização do cartão de vacinação, acompanhamento do estado nutricional da criança e, no caso das gestantes, comparecer regularmente às consultas de pré-natal.

É importante que a família esteja em dia com as condicionalidades do programa para não perder o benefício. Esse serviço é oferecido a todas as famílias beneficiadas pelo programa, especialmente aquelas com crianças menores de 7 anos e gestantes.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, na segunda vigência de 2017 cerca de 8,5 milhões foram acompanhadas pelas equipes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representa 77,5% de cobertura – melhor resultado já alcançado nacionalmente no acompanhamento da condicionalidade de saúde.

O que é o Acompanhamento Bolsa Família de saúde?

O Bolsa Família, por intermédio do SUS, realiza o acompanhamento de milhões de famílias brasileiras atendidas pelo programa. Os profissionais da saúde realizam avaliação nutricional e também acompanham as condicionalidades para ter uma vida saudável.

Ao acompanhar as famílias, o programa Bolsa Família consegue verificar se a carteirinha de vacinação das crianças está em dia e se as mulheres grávidas estão realizando o pré-natal corretamente.

Os serviços de saúde, oferecidos aos beneficiários do Programa Bolsa Família, se preocupam principalmente com a gestação saudável das mulheres, com a imunização das crianças e o desenvolvimento infantil.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o acompanhamento do Bolsa Família vai além de pré-natal e vacinas. Ele consegue apontar outras vulnerabilidades que acabam merecendo atenção do poder público. Exemplo: se a família tem uma criança com peso e altura inferior para a idade, isso significa que a alimentação está inadequada.

Os dados, coletados pelo Datasus, servem ainda para traçar o perfil de cada região do país e identificar os grupos populacionais de maior risco.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás

Colaboração: MDS

Foto: Ana Nascimento/MDS

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*