Berço da história da construção de Brasília, Candangolândia comemora 62 anos neste sábado (3) com festa e valorização de pioneiros

Neste sábado (03/11), a cidade da Candangolândia comemora seu 62º aniversário. Para abrilhantar a festa a administração regional da cidade preparou uma grande programação durante todo o mês de novembro. A festança busca homenagear os pioneiros, comemorar e resgatar a história da região. Os eventos começam no sábado (3) e seguem até o dia 25 deste mês de novembro.

Entre as atrações estão a “Homenagem aos Pioneiros” no dia 03 de novembro com a apresentação musical e o tradicional “Corte do Bolo”. Na sequência está no dia 04 (domingo) de novembro a “Missa em Ação de Graça”, na Paróquia São José Operário; “Forró na Feira” no dia 18 (domingo) de novembro, na Feira Permanente; “Batizado de Capoeira” no dia 24 (sábado) de novembro, no Espaço Cultural ASCAJOD e para finalizar no dia 25 (domingo) de novembro acontecerá o “Lazer no Bosque”, no Parque do Bosque.

O administrador da Candangolândia, Jean Costa diz que evento buscam valorizar moradores e história da cidade

De acordo com o Administrador Regional, Jean Costa, a cidade junto com o Núcleo Bandeirante é o berço do nascimento de Brasília. “A população merece esta celebração. Às festividades em comemoração ao aniversário da cidade é importante para a comunidade refletir e, também, lembrar o significado histórico da cidade”, destacou. Ele convida os moradores em geral para participar das atividades voltadas para o aniversárío. Garante ainda que na atual gestão a cidade vem avançando em todas as áreas.

Muros da Centro de Ensino Fundamental 01 é modelo de preservação da história e arte

Cidade com boa qualidade de vida, destaca-se no bairro o cuidado com a história da cidade. Há pouco mais de cinco anos, um dos pontos turísticos da cidade, a Igreja São José Operário, construída no início da cidade e símbolo de operários locais que construíram Brasília passou por reforma completa. Escolas públicas da cidade também arremetem a história de Brasília e do Brasil. Em uma delas, o Centro Educacional 01, o muro foi todo pintado com as bandeiras dos Estados brasileiros, dando um visual atrativo à cidade.

Demandas

Apesar da boa qualidade de vida, a cidade ainda tem algumas demandas. A segurança precisa melhorar, disse a aposentada Raimunda Hides, que mora na cidade há mais de 20 anos. Já Graciele Barbosa Lopes disse que a segurança precisa avançar. “É perigoso na saída das escolas a noite, volta e meia tem assaltos”, comentou.

Vila criada para operários que construíram Brasília

Na sua origem, a cidade era conhecida como “Vila Operária”, isso por abrigar os operários que trabalhavam na construção de Brasília. Nessa região haviam muitos alojamentos provisórios. Os alojamentos mais conhecidos foram a “Lonalândia”, barracas cobertas por lonas, e a “Sacolândia”, barracas feitas de sacos vazios de cimentos. Depois passou a ser conhecida por “Vila dos Candangos” e, finalmente Candangolândia.

Somente em 1989 a Candangolândia tornou-se oficialmente cidade e, em 1994, por meio da Lei n° 658, foi criada a Região Administrativa da Candangolândia (até então fazia parte da Região Administrativa do Núcleo Bandeirante), confirmado o dia 3 de novembro como data oficial da fundação. (Da Redação do Blog do Amarildo com Agência Brasília)

ABAIXO, CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*