Brasília sedia evento inédito de grandes coleções

 

Brasília vai sediar pela primeira vez, entre 24 e 29 deste mês, um evento de multicolecionismo que reunirá em um único espaço filatelistas do mundo inteiro, colecionadores de cédulas e moedas, além dos apaixonados por carros antigos, orquídeas e artesanato.

Promovida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a Colecionar 2017 ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com o apoio do governo do DF, por meio da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

Os seis dias de atividades artísticas, culturais e de lazer devem atrair ao local um público estimado de 20 mil visitantes. A entrada é franca.

O evento vai abrigar, só no caso da filatelia, duas grandes exposições de selos. A primeira, a Brasília 2017 — International Stamp Exhibition —, terá participação de 55 países.

Nela estarão presentes as 16 coleções mais premiadas do mundo. A outra é a Exposição Nacional Brapex 2017, que prevê a participação de todas as unidades da Federação, com coleções raras e valiosas.

Para estimular a paixão dos colecionadores, a organização buscou parcerias estratégicas que garantissem a multiplicidade de temas e de peças em exposição, várias delas disponíveis para comercialização.

Cédulas e moedas

A Exposição de Cédulas e Moedas será promovida pela Sociedade Numismática Brasileira. Ao todo, serão dez coleções à disposição dos visitantes. Além de raras, são peças que marcaram a história do País e do mundo ao longo do tempo. Entre elas estão:

  • Moedas gregas e romanas
  • As primeiras cédulas que circularam no Brasil
  • As menores moedas do mundo
  • Moedas comemorativas, como a que celebrou os 400 anos de descobrimento do Brasil
  • Moeda que marcou a fabricação de um milhão de Fuscas no País

Carros antigos

A Exposição de Carros Antigos será apresentada pelo Veteran Car Club, entidade reconhecida no DF, especialmente por manter uma exposição fixa no Museu Vivo da Memória Candanga.

Nessa mostra, o Veteran apresentará 30 modelos considerados raros. Entre eles estão: os primeiros carros importados pelo Brasil, os primeiros veículos nacionais e os que não são mais fabricados, chamados fora de série.

Orquídeas

A Exposição de Orquídeas será organizada pela Sociedade Orquidófila de Brasília, que já tem tradição com as coleções dessas espécies.

A entidade vai mostrar exemplares raros, premiados nos principais eventos nacionais e, especialmente, as orquídeas que chegam com a primavera, cuja exuberância é ainda maior nesta época do ano.

Artesanato

As coleções de artesanato serão apresentadas por artesãos conhecidos em Brasília. Eles vão expor, especialmente, peças em cerâmica, porcelana, tecidos e madeiras.

A produção artesanal candanga já tem tradição em eventos. A programação da Colecionar 2017 inclui oficinas, encontros e oportunidades de negócios, bem como shows, performances e atividades culturais.

Colecionar 2017 – exposições e programação artística

De 24 a 29 de outubro (terça a domingo)

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Até sexta (27), das 10 às 22 horas, e no fim de semana, das 9 às 18 horas

 

 

Fonte: Agência Brasília/ Foto: Dênio Simões

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*