Campanha contra dengue mobiliza 250 pessoas em Valparaíso de Goiás

Teve início nesta manhã (29), em Valparaíso de Goiás, a 20ª Ação Contra a Dengue pela atual gestão. A iniciativa mobilizou mais de 200 pessoas, concentradas em frente à Secretaria de Saúde do município, de onde saíram para atividades de caráter preventivo ao mosquito Aedes aegypti no Setor de Chácaras Anhanguera.

O coordenador das equipes de saúde, Ronaldo Alex, explicou à reportagem do Blog do Amarildo, que o trabalho comandado pela prefeitura e coordenado pela Secretaria de Saúde da cidade, estabeleceu como prioridade atender às áreas consideradas endêmicas no município. Para isso, segundo Alex, as atividades contam com apoio do Corpo de Bombeiros, agentes de saúde, entre outros, e com a parceria do Ministério da Saúde.

De acordo com o coordenador, a campanha, além de tudo, é para sensibilizar os moradores de forma que monitorem as situações de risco, como evitar jogar lixo nas ruas, tampar caixas d’água, não deixar vasos com plantas expostos a céu aberto, entre outras.  A ação contra a proliferação do mosquito deve continuar até o final da atual gestão.

Certificados

Aliás, o município é detentor de importantes reconhecimentos no âmbito de combate ao mosquito transmissor da dengue. Recentemente, Valparaiso recebeu Certificado Amarelo e a Carta Verde.

Os dois documentos mostram que a cidade avançou nos últimos meses na luta contra o Aedes aegypti para proteger sua população. A Carta Amarela é concedida a municípios que atingiram o menor índice, 1%, de focos do inseto até junho deste ano. Valparaíso ficou abaixo, registrando percentual de 0,59%.

Já a Carta Verde, enviada diretamente à prefeita Lucimar Nascimento (PT), por meio do secretário de Estado de Saúde de Goiás, Leonardo Moura Vilela, revela que a dengue, embora ainda seja um desafio o seu combate, foi classificado na escala de “Baixo Risco de Epidemia”. Na prática, a incidência da doença é inferior a 100 casos por 100 mil habitantes.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*