Carro novo: especialista dá dicas para quem quer adquirir veículo em leilão

Formato de compra costuma ter bens com valores abaixo da avaliação de mercado, no entanto, alguns cuidados são necessários

Um novo ano está começando e, apesar de todas as dificuldades, muitos estão otimistas e já elaboraram suas promessas para 2021. Os objetivos são variados e, em sua maioria, envolvem a compra de algum bem, como veículos, por exemplo.

Como alternativa para alcançar esta meta de forma rápida e vantajosa estão os leilões, que oferecem carros, motos e utilitários com valores abaixo da avaliação de mercado. Especialistas apontam, no entanto, que para participar deste tipo de evento é necessário ter algumas precauções.

O leiloeiro público oficial e CEO da Sato Leilões, Antonio Hissao Sato Junior, listou algumas dicas fundamentais para o consumidor que está interessado neste modelo de compra. Confira:

Leia o edital

No edital são apontadas com antecedência todas as informações essenciais do leilão, como: data, hora, local (para eventos presenciais), lance inicial, modo de pagamento, condições do veículo, se há pendências, entre outras informações sobre o bem.

O documento é como um contrato para o consumidor e em nenhum momento deve ser ignorado. Caso não seja lido com máxima atenção, pode se tornar um problema após o arremate.

Pesquise

Antes de participar de qualquer leilão, consulte informações sobre quem está organizando o evento. Você pode fazer isso pela internet, jornal ou órgãos públicos, como a junta comercial, que possui todos os dados dos leiloeiros. Agindo desta forma você garante que está participando de algo autêntico e não de uma fraude.

Se ainda tiver dúvidas, após este processo, verifique o endereço informado pela empresa no site e nas redes sociais. Muitos golpistas utilizam localizações falsas para enganar os consumidores, que só descobrem o crime após realizarem o pagamento do suposto veículo adquirido.

Visite o pátio

Se você residir na mesma região da leiloeira ou puder ir até lá, visite o pátio e confira, pessoalmente, os lotes de seu interesse. Além de garantir que o item existe, de fato, você poderá realizar uma inspeção visual, que diz muito sobre o estado de conservação do veículo.

Neste momento, em que as medidas preventivas estão sendo tomadas para garantir a saúde de todos, as empresas também estão disponibilizando vídeos e fotos de cada item na internet, ajudando no processo.

Não esqueça de averiguar também as possíveis manutenções que serão necessárias no carro, moto ou utilitário. Além disso, veja qual o valor do veículo em tabelas de usados e concessionárias, para ter certeza que está realizando um bom negócio.

Assista ao leilão

Por conta da pandemia, a maior parte dos leilões presenciais estão suspensos, no entanto, as casas leiloeiras têm transmitido todos os eventos ao vivo pela internet. Este tipo de prática é muito importante para que não haja dúvidas de que se trata de algo legítimo.

É importante ressaltar que, para participar de um leilão virtual, existem as seguintes etapas: cadastro no site da leiloeira, habilitação para acesso (que garante a sua segurança), oferta de lances e, por fim, o arremate (compra).

Seguem alguns termos que são importantes para quem está iniciando nos leilões:

Lance manual: é a oferta realizada manualmente pelo consumidor.

Lance automático: é programado, feito de forma automática na plataforma online. Ele cobre o lance atual com o incremento mínimo até chegar ao limite estabelecido pelo participante.

Incremento mínimo: é o valor de acréscimo do lance, definido previamente pela leiloeira.

Estratégia é fundamental

Após escolher o lote, é importante verificar o seu valor real no mercado. Com isto, você conseguirá avaliar melhor o item que está interessado e se está realizando uma boa compra.

Não esqueça de observar as condições do item, as possíveis manutenções que serão necessárias e os custos com as taxas e documentações. Por fim, estabeleça uma quantia que deseja oferecer no leilão e tenha em mente que, quanto mais pessoas envolvidas em uma disputa de preços, maior será o valor final do produto.

Verifique a conta antes de realizar o pagamento

Quando participar de um leilão, fique atento aos métodos de pagamento. Quando for realizar o depósito referente ao item adquirido, por exemplo, certifique-se que a conta esteja em nome do leiloeiro oficial ou do comitente.

Não faça, em hipótese alguma, pagamentos em contas de empresas. Muitos golpes acontecem dessa forma.

Vale lembrar também que, em um leilão oficial, não é possível desistir da compra de um veículo após arrematá-lo. Portanto, pense bem antes de realizar a sua oferta.

Sobre a Sato Leilões

A Sato Leilões é uma empresa especializada em realizar leilões de diversos segmentos, entre eles de bancos, seguradoras, usinas, empresas públicas e privadas e demais comitentes sob esta forma de comercialização.

Além disso, a empresa possui equipes distintas para gerenciamento de cada segmento de mercado (imóveis, Leilões extrajudiciais com fundamento na Lei Federal 4.591/64 – Das incorporações imobiliárias, e Lei Federal 9.514/97 Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI, veículos, (inteiros e sinistrados), aeronaves, inservíveis, máquinas e equipamentos, obras de artes e demais bens) podendo desta forma dar um atendimento mais eficiente e diferenciado para cada público distinto.

Colaboração: Arebo Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*