Centrais sindicais se preparam para greve geral nesta sexta-feira

A segunda greve geral nacional de 2017, programada para ocorrer amanhã (30/6), deve mobilizar trabalhadores de vários setores do Distrito Federal. Assim como na paralisação de 28 de abril, as centrais sindicais das principais categorias convocaram a adesão ao movimento.

Os protestos serão direcionados contra as reformas da Previdência e trabalhista, propostas pelo governo federal. Em Brasília, os atos devem ocorrer na Esplanada dos Ministérios, apesar de o Governo do Distrito Federal (GDF) dizer que não há previsão de manifestações no local e nem sobre a possibilidade de interrupção do trânsito na região.

A Polícia Civil não deverá aderir ao movimento. O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) recomendou que seus filiados permaneçam cumprindo as demandas, sem sair em viaturas com efetivo reduzido ou sem coletes balísticos. Todas as ocorrências serão registradas pela corporação.

Por sua vez, o Sindicato dos Metroviários (Sindmetro) confirmou que vai paralisar as atividades por 24 horas.  Os Rodoviários também prometem parar, a fim de participar do movimento.

Por meio de um comunicado, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília (SEEBB-DF) informou que vai aderir à greve. A decisão foi confirmada pela categoria em assembleia realizada na noite de terça-feira (27/6).

Já com relação aos professores, segundo o diretor do Sindicato da categoria no DF (Sinpro-DF), Cláudio Antunes, não haverá aulas nas escolas públicas do Distrito Federal na sexta-feira.     O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (Sinproep-DF), também divulgou apoio à manifestação.

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, confirmou a participação do sindicato na greve. Ela adiantou que o mapa da paralisação, que determinará o funcionamento dos hospitais da rede pública, seria definido na tarde de terça-feira (27/6).

PUBLICIDADE

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*