Moradores do Guará passam a ter atendimento odontológico no Posto de Saúde do Lúcio Costa

Os moradores do Guará passam a receber atendimento odontológico próximo a sua casa. E as crianças de 0 a 5 anos de idade poderão participar do “Programa Cárie 0”. Basta o responsável apresentar comprovante de residência e documento pessoal da criança no guichê da informática do Centro de Saúde 5, responsável pelo projeto no bairro Lúcio Costa.

“Estamos realizando um sonho, porque era uma luta para as mãezinhas com filhos pequenos, gestantes e idosos se deslocarem a pé, debaixo de sol e de chuva, do setor de chácaras, que não tem transporte público, para o Hospital do Guará”, lembrou a odontóloga Érika  Mendonça na inauguração do Consultório Odontológico e da Tenta Terapêutica do Centro de Saúde que aconteceu na  última quinta-feira, 20/7.

Desde 2015, por falta de um espaço físico no Centro de Saúde, a odontóloga  Érika atendia os pacientes em uma cadeira emprestada no Hospital Regional do Guará e realiza, periodicamente, atendimento odontológico e ações educativas de higiene e promoção da saúde bucal nas creches: “Tia Joana, Lobo Guará e Jardim de Infância do bairro.

A enfermeira Grasielle Vilela Arishita, destaca que foram muitos os desafios para a implantação da odontologia na Unidade. “O primeiro desafio foi conseguir redefinir o pouco espaço físico que tínhamos para os consultórios. O Segundo, foi adaptar a rede hidráulica e elétrica da sala para receber a cadeira odontológica e demais equipamentos (bomba d`agua, motor, compressor etc.)”, destacou ela. E finalmente, depois de muito pedir,  gastar e persistir, a odontóloga Érica conseguiu doações dos instrumentais, insumos, gaveteiros e tábuas que foram transformadas em armários e prateleiras do consultório.

“Estamos satisfeitas porque após, praticamente, nove meses de uma gestação trabalhosa e repleta de negociações com muita gente, conseguimos dá à luz ao Consultório Odontológico da GSAP- 5 – Lúcio Costa-Guará.”, declararam  entusiasmadas as mães do projeto,  Grasielle e Érika.

 

Comunidade prestigiou o evento de inauguração

Na ocasião também, o deputado Rodrigo Delmasso afirmou que a saúde dos moradores do Guará também é sua prioridade, “Já solicitei ao secretário de Saúde o caderno de obras para o Guará. Assumi a responsabilidade de investir em todos os projetos programados para ampliar nossa saúde, como melhorias no Hospital Regional do Guará, nos Centros de Saúde e de todas as demais unidades” enfatizou ele.

Prestigiaram o evento, servidores da unidade, moradores do bairro, usuários, representantes dos Conselhos de Saúde do Guará e do Distrito Federal, do Rotary Clube Guará, da Administração do Guará e representando a Gerência de Odontologia da SES, Vanessa Severiano.

Saiba mais sobre o  Lúcio Costa – Guará acessando:

Texto: colaboração de Meri Moraes

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*