Ciplan inaugura escola e cumpre responsabilidade socioambiental com a comunidade da Fercal

 Unidade escolar inaugurada supera expectativas na região da Fercal

Por Zuleika Lopes – O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, ao lado do presidente da Ciplan Cimento Planalto S/A, Sergio Bautz e de vários secretários do Governo de Brasília participaram, nesta quinta-feira (15), da emoção dos 683 alunos matriculados no Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol que estiveram na inauguração oficial da escola construída na região da Fercal, com recursos oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, assinado pelo Governo de Brasília, MPDFT e a Ciplan. Uma verdadeira festa de cidadania em que a comunidade beneficiada foi protagonista de uma história de superação de obstáculos, que começou há 12 anos.

O presidente da Ciplan, Sergio Bautz, ao lado da gerente ambiental Maria Teixeira: ele  destaca resgate histórico na educação

A escola do Queima Lençol recebe alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo que 200 estudantes participam da modalidade de Ensino Integral, ou seja, recebem todas as refeições na escola, além da carga horária curricular. Segundo a promotora Cristina Rasia Montenegro, da Promotoria do Meio Ambiente a educação é importante em todos os níveis. “Eu tenho certeza que o cumprimento deste TAC representa um marco da responsabilidade social da Ciplan para com o Distrito Federal e, de uma forma macro, para com o Brasil”, avaliou a representante da Prodema.

O presidente da Ciplan, Sergio Bautz, acredita que a escola chegou a tempo de fazer um resgate histórico dentro da comunidade na qual a cimenteira está inserida. “Não existe outra forma de avanços sociais que não seja pela educação. Eu sou o exemplo de uma pessoa que está à frente de uma empresa de porte nacional, com o mérito que alcancei através da educação e formação profissional.”, afirmou Bautz.

Maria Teixeira, gerente ambiental da Ciplan recebeu homenagens durante o evento pelos serviços prestados na região

Para a promotora Márcia Pereira da Rocha da Proeduc, a Ciplan superou as expectativas do Ministério Público do DF. “Depois de mais de uma década de lutas e ter visto o que era a antiga escola e hoje visualizar uma instalação moderna, ampla, ventilada, com um espaço pensando em tantos detalhes, a comunidade merecia, pois ela se satisfazia com uma escola caindo aos pedaços. Isso representa muito.

A Ciplan teve um papel fundamental em cumprir o TAC, extremamente complexo. Este âmbito inovador, que é o social, sendo cumprido por uma empresa privada, de cumprimento de normas, demonstrando que se importa com a comunidade em que está inserida e com o meio ambiente, representa muito. “Isso tudo conjugado demonstra que parcerias como esta dão certo e que a gente vai construir coisas melhores ainda”, disse emocionada a promotora.

O governador Rodrigo Rollemberg também foi lembrado pelos alunos e direção da escola

Unidade escolar

Com amplas instalações, contendo 12 salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, parte administrativa com salas para diretoria e vice, sala de reuniões, sala de orientação educacional, amplo pátio coberto com mesas e cadeiras, cozinha moderna e funcional, sistema de reaproveitamento da água da chuva, com 1.681m2 de área de pátio, parquinho e estacionamento, possui um total de 2.460 m2 de área total construída.

Segundo o secretário de Educação do DF, professor Júlio Gregório Filho, o momento é ímpar. ”Consideramos de suma importância os alunos não precisarem mais se deslocar até Sobradinho ou Sobradinho II. Os estudantes vão percorrer poucos quilômetros de suas casas até a unidade escolar. O rendimento escolar será outro em termos educacionais. Procuramos lotar na Queima Lençol, professores e servidores da comunidade e funcionários terceirizados para gerar emprego e renda na região, bem como mais comprometimento. Estatísticas da Secretaria de Educação demonstram que quando os filhos estudam na escola em que os pais trabalham a dedicação de ambos é bem maior”, analisou o titular da pasta da Educação.

GALERIA DE FOTOS

Faixa em declaração de apoio ao trabalho exemplar realizado pela direção da Ciplan
Funcionários da Ciplan com Cleusimar Andrade, presidente da Cooperativa de Catadores Recicle Vida: satisfação com o projeto
Nova escola tem mais de 600 alunos e foi toda construída pela Ciplan
Os alunos lotaram o saguão da escola para receber as autoridades: alegria
Cúpula do governo, ao lado de Sergio Bautz, elogiou o trabalho da Ciplan
Várias lideranças marcaram presença na inauguração do CEF Queima Sol

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*