Clube dos Pioneiros de Brasília faz homenagem a Dona Nonata, esposa de um dos primeiros promotores de Justiça do DF

Pioneira recebeu honraria na presença de filhos, netos e autoridades locais

Por Amarildo Castro – A última quinta-feira, 19 de novembro foi de muita alegria no Clube dos Pioneiros de Brasília. Acostumada a sediar eventos para valorização dos pioneiros locais, a entidade dessa vez fez uma homenagem especial para Dona Nonata Perez Nobre Mourão, concedendo a ela a Medalha de Honra ao Mérito de Pioneiro. Dona Nonata foi também esposa de um dos primeiros promotores de Justiça do DF, Dr. José Lourenço Mourão, político eleito duas vezes deputado estadual no Piauí. Se destacou no Distrito Federal na área jurídica, onde foi Promotor de Justiça, cargo onde tomou posse logo após a construção de Brasília. Lourenço faleceu em 25 de outubro de 1997 em um acidente automobilístico, deixando um grande legado para o DF na área jurídica.

Dona Nonata, além de viver quase toda a sua vida ao lado de José Lourenço, onde somente o trágico acidente os separou, faz jus ao título de Medalha de Honra ao Mérito de Pioneiro conferida pelo Clube dos Pioneiros. A pioneira chegou a Brasília quando o presidente Juscelino kubitschek mudou a capital federal para o Centro-Oeste, acompanhando o seu marido juntamente com seus filhos – o mais novo já nascido no DF. Prestou serviços também no Juizado de Menores, Secretaria de Serviços Sociais, e em convênio, à  Funabem, exercendo a função de orientadora educacional. Reside em Brasília desde 1962. Se considera, com muito orgulho, uma verdadeira Brasilense.

Na cerimônia de entrega da homenagem no Clube dos Pioneiros, estiveram presentes filhos de Dona Nonata, netos e autoridades. O corpo diplomático clube ministrou a cerimônia de entrega da comenda de pioneira.

Dona Nonata conta que chegou em Brasília em 1962, e que à época a cidade tinha muito barro e mato. Veio morar na 305 Sul, mas atualmente reside na 216, no mesmo bairro. A pioneira teve cinco filhos, dando a ela 20 netos e 11 bisnetos.

Neta de Dona Nonata, a presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal, Carolina Mourão, disse que a família toda agradece o reconhecimento do Clube dos Pioneiros pela iniciativa. “Valoriza a cidade, a nossa gente que tanto lutou por uma cidade melhor”, resumiu.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*