Com lojas no DF, Fort Atacadista dá dicas para comemorar Dia Nacional do Queijo, celebrado em 20 de janeiro

Com apoio de parceiros, empresa oferece a clientes, por meio desta reportagem, dicas para saborear melhor uma das principais iguarias brasileira

O queijo é um dos alimentos mais versáteis que existem, pode fazer parte de pratos doces e salgados e ainda dar aquele toque especial no sabor de entradas, petiscos, pratos principais e sobremesas. Na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, é o Dia Nacional do Queijo. E você sabe como harmonizar os diferentes tipos da iguaria?

No Brasil, os queijos mais consumidos são a muçarela e o prato. Eles têm características parecidas de sabor, ambos são mais suaves e com texturas macias, por isso são muito utilizados em lanches do dia a dia do brasileiro. Porém, queijos como o parmesão, considerado o rei dos queijos, possuem um sabor mais acentuado, textura mais dura e cor mais amarelada. É mais comum vê-lo fazendo parte de receitas de molhos e massas.

Agregado a uma tábua de frios, uma das principais formas de degustar um bom queijo brasileiro

Outros queijos que não são muito frequentes no cotidiano da população brasileira, mas que já aparecem em ocasiões especiais, são o brie, gouda e gorgonzola. Essa preferência dos brasileiros também fica clara nas prateleiras dos supermercados: “claro que os mais procurados continuam sendo os mais tradicionais e com preços mais acessíveis, como o prato e o muçarela, mas nos últimos anos notamos um aumento na busca por queijos antes tidos como especiais, como o parmesão e o gorgonzola, que cada vez mais fazem parte dos hábitos de compra dos consumidores”, explica o Gerente Regional de Vendas, Willian Lima.

Para quem deseja experimentar mais queijos, uma ideia para começar a descobrir os diferentes sabores entre eles é fazer uma tábua de frios e acrescentar alguns acompanhamentos como o mel, geleias, pães, frutas e azeites. Para este momento você também pode escolher bebidas como vinhos e espumantes para harmonizar.

Como montar uma tábua de frios:

●      Primeiramente, escolha de 3 a 5 tipos de queijo de acordo com a sua preferência. Você pode ter em mente fazer a distribuição dos queijos dos mais frescos para os queijos azuis, lembrando que estes são de sabor mais intenso.

●      Uma boa opção de queijo fresco pode ser a ricota. Entre os macios temos muçarela, camembert e brie. Os queijos com textura mais densa/dura estão o gouda, provolone e gruyere. Nos firmes estão o parmesão e grana padano. E, finalmente os azuis, em que temos o gorgonzola e o roquefort.

●      Geralmente, cada pessoa consome cerca de 100 a 120 gramas de queijo. Tire os queijos da geladeira 1h antes da consumação para que eles fiquem com a temperatura ambiente.

●      Corte as peças de queijo ao meio, use uma metade para cortar em cubos e a outra você pode colocar inteira na tábua. Coloque os acompanhamentos ao redor dos queijos. Use a criatividade para a decoração.

●      Ao servir a sua tábua se permita experimentar cada um deles, para sentir as diferenças entre os sabores e as texturas e, então, escolher os seus favoritos.

Se você está se perguntando onde encontrar os diferentes tipos de queijos, na rede Fort Atacadista você encontra ofertas exclusivas e uma grande variedade de produtos. Confira os endereços das lojas em Brasília:

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*