Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é lembrado com carreata no Guará

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, é determinado oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada na mesma data em 1973 mais uma vez foi lembrado no Guará. Na data (última terça-feira) com apoio do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que incentiva em todo o Brasil sejam realizadas ações buscando alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual, o Conselho Tutela do Guará, com apoio de várias entidades representativas fizeram uma carreata pelas principais ruas da cidade.

A ação percorreu maior parte da avenida central no Guará I e II. Teve início em frente à Coordenadoria Regional de Ensino do Guará, passando em frente à Feira do Guará, indo em direção ao Guará I, com passagem pelo bairro Lúcio Costa, com parada final na Vila Estrutural.

A proposta do Conselho Tutelar do Guará com a ação foi mostrar à comunidade a importância de trabalhos preventivos à violência contra crianças e adolescentes, e incentivar também pais, responsáveis e os menores a denunciarem casos de abusos.

 Durante a caminhada, a entidade, por meio de seus conselheiros lembrou que diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:

Abuso sexual: a criança é instigada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;

Exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

O Conselho Tutelar do Guará ensina que identificada a violência sexual, antes mesmo de conversar com a vítima, é importante entrar em contato com profissional que possa colaborar e dar o encaminhamento correto de acordo com o caso, conforme a Lei nº. 13.431/2017.

“Ressaltamos a importância do trabalho com órgãos da rede do Guará. Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100 e Disque 125 A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriado ou ligando no Conselho Tutelar do Guará por meio dos telefones: 3381-9652/3568-3829”, disse Lucas Vinicius Silva Andrade, conselheiro tutelar no Guará.

Texto e foto: colaboração/Ascom/deputada Júlia Lucy

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*