Começa em dezembro adoção da nova placa padrão Mercosul  por Detran’s  de todo o país

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já começou a contagem regressiva para adotar a placa Mercosul, padrão que unifica e integra a identificação de veículos em todos os países-membros do Mercado Comum do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

A nova placa terá, em vez de três letras e quatro números, três letras, um número, uma letra e dois números (BRA 3A18, por exemplo).

Segundo Uelson Prazeres, da diretoria de Controle de Veículos e Condutores do Detran-DF, a data-limite para a implantação dos novos modelos em todo o país é 1º de dezembro deste ano.

Porém, o processo de licitação da empresa que fará as novas placas – físicas, pois a tecnologia é exclusiva do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – já começou. Hoje, há 17 companhias credenciadas para esse serviço apenas no DF e só ficará uma. As chamadas fábricas de chapas de “fundo de quintal” acabarão.

Os valores de emplacamento continuam a cargo de cada Detran e variam de estado para estado. No Rio de Janeiro, que adotou o novo padrão ontem (10/9), o valor das placas vai custar o mesmo do antigo modelo. Assim também deve ocorrer no Distrito Federal.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*