Como fazer caipirinha de limão refrescante em casa e com sabor diferenciado

As bebidas geladas estão ganhando mais adeptos com as temperaturas em alta nas últimas semanas. Tipicamente brasileira, a caipirinha é companhia bem-vinda nos dias quentes. Seu preparo à base de cachaça é considerado simples e a combinação adequada de cada ingrediente pode ser o segredo para o sucesso do drinque. Em alusão ao Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, que tal aprender a fazer aquela caipirinha perfeita? Para essa missão, contamos com a ajuda dos sommeliers Irving Gimenes de Paulo e Hamilton Mello.

Irving conta que toda cachaça pode fazer caipirinhas. “É uma bebida nacional que ganha sabor genuíno ao ser misturada com frutas. A caipirinha tradicional pode ser feita tanto com limão tahiti ou com limão rosa. Mas os dois juntos deixam o drinque altamente refrescante”, diz o sommelier.

De acordo com Hamilton Mello, a cachaça é específica para preparar drinques refrescantes com elegância e baixo custo. “Para fazer uma caipirinha em casa não tem segredo. Precisa de limão, açúcar, gelo e o principal ingrediente: a cachaça”, brinca.

Na celebração do Dia Nacional da Cachaça os profissionais indicam opções com sabor mais cítrico. As sugestões para a data são duas: caipirinha de limão tahiti com toque de limão siciliano, e caipirinha de lima da Pérsia com toque siciliano. Apesar de parecidas, as receitas têm suas diferenças, que podem ser notadas no paladar.

Confira as receitas:

Caipirinha de limão tahiti com toque de limão siciliano

Ingredientes:

01 limão tahiti inteiro

½ limão siciliano

60 ml de cachaça de sua preferência

50 ml de xarope de açúcar

02 rodelas de limão (opcional)

01 galho de hortelã para decorar (opcional)

Gelo à vontade

Modo de Preparo:

Corte os limões, retirando o miolo (parte branca do meio que amarga), sem descascar. Já sem as partes brancas, pique em pedaços menores, retire as sementes e coloque em uma coqueteleira. Adicione à coqueteleira 50 ml de xarope de açúcar e amasse bem com o macerador até extrair todo o suco. Coloque 60 ml de cachaça da sua preferência, 06 cubos de gelo, tampe a coqueteleira e bata por 10 segundos ou até gelar. Coe a mistura e sirva em um copo de 400ml. Complete com gelo, decore com rodelas de limão e o galho de hortelã, adicione um canudo e sirva em seguida.

Caipirinha de lima da Pérsia com toque siciliano

Muito parecida com a receita anterior, porém com citrinos mais suaves e adocicados e um aroma que remete à flor de laranjeira.

Trabalho contou com o apoio dos sommeliers Irving Gimenes de Paulo e Hamilton Mello.

Ingredientes:

½ lima da Pérsia

½ limão siciliano

60 ml de cachaça de sua preferência

50 ml de xarope de açúcar

Gelo à vontade

02 rodelas de lima da Pérsia ou limão siciliano para decorar (opcional)

02 galhos de hortelã para decorar (opcional)

O modo de preparo é o mesmo do anterior, apenas substitua as frutas. Caso não queira fazer com xarope de açúcar, substitua-o por um adoçante da sua preferência.

Preparo do Xarope de Açúcar por ml:

No caso da utilização do xarope, a mistura fica mais homogênea na doçura, sem necessidade de bater na coqueteleira por muito tempo ou ficar resíduo de açúcar no fundo do copo. Para cada 100 ml de água, acrescente 150 gramas de açúcar. Adicione a água em uma panela e leve ao fogo para aquecer, sem ferver. Antes de ferver a água, desligue o fogo, adicione o açúcar cristal e mexa até dissolver. Quando esfriar, coloque em uma garrafa para ficar fácil de servir. Guarde em geladeira fechado para conservar. Caso não queira produzir o xarope, para cada 50 ml, utilize 01 colher de sopa de açúcar refinado.

Onde encontrar – Na rede Fort Atacadista, que possui 3 lojas no Distrito Federal, o cliente pode aproveitar as ofertas exclusivas e adquirir os ingredientes necessários para a produção dos drinques em casa. O Fort Atacadista oferece variedade de marcas, com opções de pagamento diferenciadas por meio do Vuon Card. As unidades do Fort ficam nos seguintes endereços:

– SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

– TAGUATINGA | DF | SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte

– CEILÂNDIA | DF | CNN 1 S/N | Centro

Colaboração: Assessoria da Fort Atacadista

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*