Delmasso apresenta à Secretaria de Saúde e ao Iges-DF propostas para a Saúde do Guará

Durante reunião, o parlamentar trouxe soluções para o atendimento da população

Na quarta-feira (3) o deputado Delmasso (Republicanos) reuniu-se com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), a Secretaria de Saúde e a Administração do Guará. Após uma visita do parlamentar à UPA do Núcleo Bandeirante, Delmasso percebeu uma sobrecarga na unidade de saúde e que muitos pacientes eram oriundos do Guará. 


Segundo o parlamentar, ele recebeu uma ligação de uma pessoa que estava esperando para ser atendida na UPA do Núcleo Bandeirante e ele foi conferir.  Apesar da organização, muitas pessoas estavam aguardando atendimento. “Quando eu fui achei que estavam faltando médicos. Entrei e vi que havia uma superlotação, apesar da equipe completa, todos os insumos, mas superlotado. Outra percepção que tive é que muitos pacientes eram moradores do Guará”. 


O diretor-presidente do Iges, Paulo Ricardo Silva, explicou que com a equipe do Instituto, estão conseguindo dar respostas às demandas. “Ainda não temos resultados como gostaríamos, mas estamos no caminho. É muito bom contarmos com a parceria do deputado Delmasso. Quero agradecer a participação dele em diversas dinâmicas”.


Para Delmasso a falta de estrutura adequada do Hospital do Guará para atender a comunidade é um dos motivos de superlotação da UPA da cidade vizinha, Núcleo Bandeirante. Após ouvir a ponderação de todos, o parlamentar sugeriu a ampliação do Hospital do Guará e colocá-lo sob a gestão do Iges, além da construção de uma UPA na cidade. O doutor Jair Tabchoury Filho, diretor de Atenção à Saúde do Iges, concordou que uma solução viável é a ampliação do Hospital do Guará. “Hoje o Hospital do Guará não tem a estrutura adequada para a região e a solução seria a ampliação do Hospital”.


Recentemente, Delmasso destinou R$ 1 milhão via PDPAS, pra fazer pequenos reparos em todas as unidade de saúde do Guará. “Mas ainda é preciso fazer muito pela saúde da população do Guará. A ampliação do Hospital com a transição de gestão para o Iges e a construção de uma UPA vão ampliar este atendimento.  A nossa meta seria realizar a licitação e a construção em 2022. Enquanto isso, vamos levantando recursos e acertando os detalhes”, afirmou o parlamentar.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*