DF é a primeira região do país que deverá trocar guardanapos de tecido por descartáveis de alto padrão

Norma já foi publicada no Diário Oficial no mês de julho e será regra em breve

Entre as exigências para reabertura dos bares e restaurantes do Distrito Federal (DF), se destaca a substituição de guardanapos de tecido pelos descartáveis de alto padrão. A orientação foi publicada no Diário Oficial da União em julho, fazendo com que o DF seja a única região do país a ter essa regra no decreto. Para se adaptar à nova realidade, comerciantes locais têm realizado alterações em seus atendimentos tradicionais.

Para a Relevo Guardanapos, indústria de Curitiba (PR) que atua nacionalmente, as medidas de segurança para reabertura dos restaurantes serviram como retomada de seus negócios. Com isso, os meses de junho e julho foram históricos no número de vendas do produto. Somando os dois meses, 86 novos clientes recorrentes foram efetivados, sendo que pouco mais de 25 são do DF.

Especialistas afirma que os guardanapos de papel de alto padrão são mais apropriados para manter higienização e evitar possíveis contatos com o novo coronavírus

“Desenvolvemos produtos de alto padrão pensando em uma solução para a pandemia. São guardanapos maiores e adequados para restaurantes que costumavam usar o produto de tecido. Em maio começamos a retomar e em junho iniciamos pesquisas para entender esse mercado, que precisava de um descartável de boa qualidade”, conta o diretor Administrativo da Relevo, Celso Rufatto.

Para o Chef dos restaurantes do DF, Bloco C, Lago e o Reverso, Marcelo Petrarca, que nos últimos seis anos trabalhou com os produtos de pano , essas características foram decisivas na escolha por comprar os guardanapos da Relevo. “Esta foi uma mudança bastante significativa para o setor, então, pesquisamos bastante para que pudéssemos manter o alto padrão que vínhamos apresentando antes da pandemia ”, explica.

Petrarca relata ainda ter recebido feedbacks positivos de seus clientes, até mesmo dos mais antigos que costumam ser mais clássicos e exigentes com o material do produto. “Não tivemos nenhum retorno negativo e as pessoas estão mais compreensíveis em relação ao decreto e entendendo a importância das medidas para a segurança da saúde”, exemplifica o Chef.

Tendência

A nova necessidade gerada pela crise de saúde e finanças modificou a tendência de consumo dos bares e restaurantes. Desde o início da pandemia, a procura por guardanapos de papel aumentou gradativamente mês a mês, representando a recuperação financeira da Relevo, que chegou a ter queda de 92% em seu faturamento em abril. A empresa agora já está inclusive recontratando funcionários, que teve de demitir , quando fechou as portas da fábrica.

“ O produto de papel proporciona também praticidade no uso e logística. Sem a necessidade da higienização específica das lavanderias, transporte de ida e vinda e gestão de estoque. Além disso, os guardanapos especiais, mesmo sendo descartáveis, são diferenciados, possuindo qualidade para que o uso não seja desenfreado, com poucas folhas sendo satisfatórias para o cliente”, aponta Rufatto.

Mesmo em um cenário pós-pandemia, Petrarca acredita que a tendência veio para ficar nos bares e restaurantes. “Acho que optaria pelo modelo, mesmo se não fosse obrigatório”, diz o Chef. “Muitos hábitos atuais tendem a continuar, e, se existe um lado positivo nessa pandemia, é que ela tem nos ensinado a evoluir em muitos aspectos”, complementa.

Sobre a Relevo
São 37 anos de uma história movida por qualidade e excelência em atendimento. Localizada em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, a Relevo Guardanapos busca unir praticidade com sofisticação, com opções de guardanapos especiais para locais e ocasiões distintos. 
Nos produtos, a textura macia e de alta absorção é a marca registrada. Referência nacional e com mais de 4 mil clientes localizados em todo o país, a empresa atende diversos segmentos, oferecendo as linhas de toalha de lavabo, guardanapos de alto relevo e coloridos.


A melhor opção é estudada junto com o cliente para oferecer o serviço mais adequado à necessidade do momento. A Relevo tem a preocupação de desenvolver os produtos para que o cliente use somente um guardanapo a cada refeição. Os atendimentos, feitos também de maneira online, são realizados com todas as recomendações do Ministério da Saúde.
A linha completa de produtos e mais informações sobre a Relevo Guardanapos podem ser encontradas no site. Para falar com os atendentes, é possível ligar nos telefones (41) 3699 8800 ou (41) 98895-8746.
Relevo Artefatos de Papel Ltda | Rua Prof. Alberto Krause, 1307 – Almirante Tamandaré

Fotos: Relevo/Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*