DF terá mais de 900 candidatos na corrida por um assento na Câmara Legislativa

Se o número de candidatos ao Governo do Distrito Federal quase dobrou, de 6 para 11, entre as eleições de 2014 e 2018, a quantidade daqueles que aspiram  ao cargo de deputado distrital  encolheu 2,3%. Neste ano, exatos 954 pessoas concorrerão a uma das 24 vagas da Câmara Legislativa, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na eleição passada, 976 entraram na corrida.

Os políticos concluíram todos os trâmites para o registro da candidatura no último dia 15, prazo final para que os partidos e coligações fizessem o pedido. Agora, a Justiça Eleitoral tem até 17 de setembro para analisar cada caso e dar o veredito sobre a solicitação.

Os nomes, os partidos, as coligações e o número de quem disputará o cargo de deputado distrital já podem ser consultados no site oficial do TRE. No Guará, o número de pretendentes supera pouco mais de uma dezena.

Foram 1.215 registros em Brasília, entre titulares, vices e suplentes. Os cargos eletivos em disputa neste ano são: governador (com 11 candidaturas), senador (19), deputado federal (182) e distrital (954).

Os números podem variar em hipóteses como renúncia, impugnação, vagas remanescentes e substituições. Qualquer postulante, partido político ou coligação, além do Ministério Público Eleitoral (MPE), pode solicitar a anulação de um registro, no prazo de cinco dias – contados da publicação do edital relativo ao pedido de candidatura.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*