Distrital pede prioridade na vacinação para transplantados e beneficiários das farmácias de Alto Custo

Deputado José Gomes fez indicação ao governo do Distrito Federal para que esse público seja incluído no Plano Distrital de Vacinação

O deputado José Gomes (sem partido) protocolou, nesta terça-feira (6), uma indicação que solicita que transplantados e beneficiários das farmácias de Alto Custo sejam incluídos, imediatamente, no Plano Distrital de Vacinação, por se tratar de pessoas que apresentam risco maior de falecimento pela Covid-19.

De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), enquanto na população geral a taxa de letalidade da Covid-19 é de 2,4%, em pessoas que receberam transplante de órgão esse número está em torno de 20%. “Esses dados revelam que os transplantados têm dez vezes mais chances de morrer pela doença. Todo paciente que recebe um transplante de órgão precisa tomar medicamentos imunossupressores o que acaba debilitando ainda mais o sistema imunológico e tornando esses pacientes mais vulneráveis a infecções”, enfatiza José Gomes.

Assim como os transplantados, os beneficiários das farmácias de Alto Custo também apresentam deficiências imunológicas e/ou são portadoras de doenças raras, que fazem uso de medicamentos crônicos. “Os beneficiários da Farmácia de Alto Custo também convivem com alterações de saúde que influenciam na probabilidade de complicações e aumentam as chances de morte”, complementa o deputado.

Farmácias de Alto Custo – Em março de 2020, o deputado José Gomes protocolou uma outra indicação destinada aos beneficiários das farmácias de Alto Custo que solicitava que os medicamentos desses pacientes fossem entregues nas residências das pessoas que os utilizam. Na época, a indicação foi acatada pelo governo do Distrito Federal.

Foto e texto: colaboração da assessoria de José Gomes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*