Duelos entre escolinhas do Guará-DF e Luziânia-GO mostram crescimento do futebol de base no Centro-Oeste

Bom de Bola e Escolinha Santa Luzia fazem quatro jogos na cidade goiana entre diferentes categorias e mostra que qualidade dos atletas está em evolução crescente

Por Amarildo Castro – Para quem sonha ver os craques do futuro em diferentes equipes um aviso: muitos deles estão na Região Centro-Oeste, no Distrito Federal e Goiás, especialmente. A evolução dos garotos das categorias de base em diferentes escolinhas de futebol dá mostra de que muitos dos jogadores para os próximos anos podem sair dessa região. E a prova disso mais uma vez foram os jogos amistosos realizados no Centro Poliesportivo de Luziânia-GO entre a Escolinha Bom de Bola (Guará-DF) e Escolinha Santa Luzia (Luziânia-GO). No sábado, 13, equipes das duas entidades fizeram belos duelos na cidade goiana, distante 60 quilômetros de Brasília. Os jogos ocorreram pela manhã.

Gol da categoria sub 15, que venceu por 3×0

Foram quatro as categorias em ação, a sub 9, sub 11, sub 13 e sub 15. O bom preparo feito pelo experiente Edi Carlos, no Guará mostrou resultados em campo. A Bom de Bola venceu por 3×0 no sub 15, 7×2 no sub11, empatou no sub 13 em 1×1 e perdeu na sub 9 por 1×0.

Os jogos confirmaram ainda que alguns destaques das escolinhas estão entre os melhores de suas categorias no momento, como o atacante Guilherme, da Bom de Bola, recém-aprovado para testes no Flamengo do Rio de Janeiro. Ele fez dois gols no jogo, enquanto Caio Lucas completou a goleada.

Salah, recém-aprovado para testes também no rubro negro carioca fez quatro assistências na categoria sub 11.

Bia comemora seu gol na sub 11: menina é um dos destaques da Bom de Bola

Outro destaque foi Augusto, que marcou três vezes para a sua equipe (Bom de Bola) na goleada por 7×2 também na sub 11.

Em jogo muito equilibrado, a categoria sub-13 fez um excelente jogo, terminando a partida em 1×1, destaque para C. Miguel, escolhido pelos treinadores o melhor do jogo nessa partida, fazendo o gol de empate da Bom de Bola, aproveitando confusão dentro da área adversária após cobrança de falta. O gol Guilherme, da equipe da Escolinha Santa Luzia, que abriu o placar antes, também foi uma pintura, mostrando que a equipe goiana também tem qualidade.

Elizeu com Cairo Barbosa, Edi Carlos e Luana: parceria por crescimento dos atletas

Para Edi Carlos, que jogou no profissional do Luziânia entre 1992 e 1993, juntamente com Elizeu, o crescimento da base na região deve-se à dedicação de muitos ex-jogadores e também aos pais que estão incentivando mais os filhos no esporte. Ele conta que em sua época era mais difícil, porque havia pouco apoio, o salário de um profissional era baixo e a vontade de jogar era o que movia os jogadores. Edi Carlos disse ainda que retornar à Luziânia depois de tanto tempo é um marco em sua vida, já que ali viveu grandes momentos, como a inauguração do Estádio Serra do Lago, em 1992. O jogo foi contra o Botafogo do Rio de Janeiro, onde a equipe local venceu por 1 x 0.

Já Elizeu Moreira, da Escolinha Santa Luzia enfatizou que os jogos fortalecem a experiência dos garotos, que a cada dia ficam mais fortes e preparados para o futuro, seja como jogador, ou para encarar a vida no dia a dia. Ele diz que o esporte em Luziânia já está bem avançado, com boa estrutura.

GALERIA DE FOTOS

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*