Eleição do Conselho Tutelar é suspensa

rebilComo os capítulos finais de uma novela das 21 horas, a eleição aos conselhos tutelares das regiões administrativas do Distrito Federal continua a render emoções com muitos prós e contras. A três dias do processo eleitoral a desembargadora Maria de Lourdes Abreu suspendeu novamente as eleições previstas para domingo (4).

No dia 16 de setembro, o juiz Álvaro Luis Ciarlini, da Segunda Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do DF, concedeu uma liminar suspendendo o processo de eleição. A Secretaria da Criança e do Adolescente do Distrito Federal recorreu e tinha conseguido a liberação da suspensão judicial. Outro entrave as eleições de domingo seria a negativa do Tribunal Eleitoral do Distrito Federal em realizar o empréstimo das urnas eletrônicas.

A reportagem do Blog do Amarildo conversou com um conselheiro do Plano Piloto, que também é membro do Conselho da Criança e do Adolescente-CDCA, que reservadamente nos contou que já foram elencadas 12 irregularidades na eleição de 2015. As reuniões do CDCA estão a cada dia mais tensas e com muitos bate-bocas entre seus membros. O erro maior, na avaliação do conselheiro, foi ter dado como indeferido o candidato que não completou a documentação. Em sua opinião, deveria constar no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) como eliminado. O indeferimento deu oportunidade para o recurso, aberto pela própria FGV, que não julgou a todos os mil e quinhentos recursos com isenção.

JORNAL_26x9cm_PROJEÇÃO.indd

A FGV por sua parte alega que não tinha a obrigação de conferir a documentação no momento da entrega, o que obrigatoriamente já eliminaria o candidato que não portasse toda a documentação exigida. Pelo pouco tempo para providenciar toda às certidões, muitos candidatos confiaram que no recurso poderiam completar a papelada. Os que se sentiram prejudicados entraram na Justiça e as cenas dos próximos capítulos ainda estão para serem escritas.

Ninguém sabe ao certo o que fazer neste momento. Espera-se para os próximos dias a queda da secretária da Criança, Jane Klebia, que também é presidente do CDCA e entre a guerra de nervos dos candidatos quem perde, com certeza, é a família brasiliense. Quem viver verá.

Da redação
Foto: Crianças na Reserva Biológica do Guará (Direitos reservados)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*