ELEIÇÕES 2018- Descubra o que pode e o que não pode no dia da votação

Às vésperas das eleições, o Blog do Amarildo preparou uma lista com dicas e informações para tentar sanar as dúvidas mais frequentes dos eleitores, confira:

 

Obrigatoriedade do voto

O voto é obrigatório para pessoas maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Jovens que completaram 16 anos também podem votar, entretanto o voto não é obrigatório.

 Horário de votação

Os eleitores podem se dirigir ao local de votação das 08h às 17h

Documentos necessários para votação

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é necessário levar um documento oficial com foto como: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.

Caso prefira, o eleitor pode baixar o aplicativo e-Título que substitui o documento com foto.

Local de votação

O eleitor pode consultar seu local por meio do portal do TSE, através dos assistentes virtuais do TSE nas redes sociais (Facebook e Twitter) ou pelo aplicativo e-Título.

Cola eleitoral

As colas preenchidas com os números dos candidatos são permitidas, o próprio site da Justiça Eleitoral disponibiliza um modelo para que o eleitor possa imprimir. É proibido ir a cabine de votação portando aparelhos eletrônicos, como celulares por exemplo.

Roupas

Roupas que revelem a preferência partidária, assim como broches e bandeiras (sem mastro) estão liberadas, desde que não sejam feitas ou distribuídas por algum partido ou candidato, o que configuraria boca de urna.

Bebida alcoólica

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TER-DF), não existirá a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas durante as eleições de 2018, a conhecida Lei Seca Eleitoral.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*