ELEIÇÕES 2018 – Dobradinha com Pábio Mossoró faz Lêda Borges uma campeã de votos em Valparaíso de Goiás

Por Amarildo Castro – A ex-prefeita de Valparaíso de Goiás, Lêda Borges (PSDB) deu mais uma aula de política na região do Entorno Sul de Brasília ao ser reeleita deputada estadual por Goiás com 35.040 votos, consagrando-se uma campeã de votos na sua cidade base, Valparaíso de Goiás. Para se ter uma ideia, sua principal concorrente, a também ex-prefeita Lucimar Nascimento (PT), teve 6. 687 votos e  o ex-vereador Afrânio Pimentel (PP), concorrendo também para deputado estadual na mesma cidade teve 7.181.

Lêda com Pábio e apoiadores nas ruas de Valparaíso na chamada ‘onda’ azul durante a campanha eleitoral de 2018

O feito de Lêda conta com mais um ingrediente além de sua habilidade para fazer política: trata-se do apoio do atual prefeito da cidade, Pábio Mossoró (PSDB), que durante todo o seu mandato não mede esforços para defender sua madrinha política. Na campanha eleitoral deste ano, reuniu aliados, amigos, parentes e moradores em defesa de Lêda. Assim, conseguiu uma cena rara na cidade, quando uma multidão de pessoas passou a percorrer as ruas do bairro na chamada ‘onda azul’, que arrastou gente de todas as classes em defesa de mais um mandato para Lêda na Assembleia. Com tudo isso, o resultado foi uma ‘chuva’ de votos.

Lêda durante visita a estação de captação de água de Corumbá IV: presente em todos os momentos históricos da cidade

Lêda, que é natural de Conquista – MG, nasceu em 2 de novembro de 1961 e tem um histórico de serviços prestados em Valparaíso. Licenciada em Letras, Pós Graduada em Linguística Aplicada, Bacharelada em Direito e Servidora Pública Federal do TJDFT, tomou gosto pela política quando foi secretária de Educação no governo Zé Valdécio, entre 1997 e 2000.

A deputada com a senadora Lúcia Vânia e a deputada distrital Luzia de Paula em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em março deste ano

Mais tarde, em meados de 2003, assumiu a Secretaria de Obras da cidade na gestão de José Sarmento. Começava então seu voo próprio, sendo vereadora em seguida. Depois foi eleita a primeira prefeita da cidade em outubro de 2008. Sua gestão foi marcara por um grande crescimento da cidade. Mas isso também chamou atenção dos adversários.

Lêda mais uma vez presente no evento Comenda São Francisco, da Câmara Municipal de Valparaíso: deputada participa de tudo na cidade

Em 2012, sofreu um revez contra Lucimar Nascimento, mas deu o troco com classe em 2014, sendo eleita deputada estadual com recorde de votos em Valparaíso. Desde então, vem demonstrando a cada dia mais habilidade para lidar com a política e passou arrebatar maioria dos votos na cidade.

Em 2015 licenciou-se da Assembleia Legislativa para assumir o cargo de Secretária da Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, onde ficou até dezembro de 2016.

Lêda com Esmael Lopes, que escreveu o Hino de Valparaíso quando a agora deputada foi prefeita da cidade, entre 2009 e 2012

Antes, porém, aliou-se com Pábio Mossoró para que ele pudesse chegar com mais facilidade à prefeitura. A dupla derrotou, ela apoiando Pábio, com folga o então vereador Afrâncio Pimentel (PP) que tentava o cargo de prefeito.

Assim Lêda passou a ficar ainda mais forte em Valparaíso a ponto de praticamente apagar politicamente seus adversários na cidade.

A deputada com Fábio Correia (de camisa branca), prefeito da Cidade Ocidental: parceria

Currículo de Lêda Borges na política

Primeira Secretária de Educação de Valparaíso em 1997;

Eleita Vereadora para a legislatura 2001/­2004;

Secretária de Obras de Valparaíso em 2003;

Primeira mulher eleita Prefeita de Valparaíso de Goiás, gestão 2009-­2012;

Lêda Borges foi também a primeira mulher a presidir a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional.

Eleita Deputada Estadual[4] com 32.217 votos para a legislatura 2014 ­/ 2018.

Escolhida pelo governador Marconi Perillo para a Secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho. Logo depois volta ao cargo de deputada, sendo reeleita em 2018 para o mesmo cargo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*