Em sessão solene na segunda (6), Izalci e Rôney homenageiam líderes comunitários, muitos deles, do Guará

Por iniciativa dos deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Rôney Nemer (PP-DF), a Câmara promoveu nesta segunda-feira (7) sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário, comemorado no último dia 5 de maio. Em discurso, Izalci defendeu a participação dos líderes, reconhecendo-os como verdadeiros porta-vozes da comunidade. Na ocasião, foram distribuídos certificados a algumas dessas lideranças.

Izalci afirma que essas pessoas são os verdadeiros conhecedoras das diversas realidades vividas todos os dias pela população local.  “Eles passam por todos os lados da comunidade, ouvem e verificam as deficiências de escola, saneamento, segurança. São eles quem direcionam suas comunidades para o melhor caminho seguir”, disse.

Dessa forma, o tucano aponta que um bom governo deve ter como aliado principal as lideranças comunitárias, pois são elas quem realmente sabem as necessidades do povo.  “Sem ouvir a comunidade, nenhum gestor fará um bom governo e não terá sucesso. Quem fala pelas pessoas é o seu líder comunitário”, alertou.

Entre os homenageados, muitas lideranças do Guará, como Afrânio Barros, diretor da Reigional de Ensino e Sandra Resende, sua assessora

Para ele, sem o trabalho das lideranças locais e prefeituras de quadra, a qualidade de vida – com características como segurança, saúde e educação – não poderá ser restabelecida. “Se os governantes não fizerem parceria com os líderes, não estarão trabalhando para o povo, pois são os líderes quem conhecem a fundo a realidade, necessidades e como reconstruir as comunidades a partir das pessoas que ali que habitam. Eles sabem melhor do que ninguém o que é melhor para a população”, reiterou.

Ilço Firmino Neto, Presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários (Analc), pediu o empenho dos deputados pelas causas das comunidades. “Queremos um governante que olhe para liderança e que governe a capital junto conosco, dando ouvidos à comunidade”, disse.

O presidente licenciado do Conseg-Guará, Antônio Sena, de branco, também foi homenageado

Ainda na ocasião, Izalci apontou que ser líder é um trabalho político, não partidário, “mas de gente para gente”. “Vocês têm o papel mais importante e uma responsabilidade imensa. São homens e mulheres que se importam, lutam e trabalham por todos nós”, elogiou.

Ao final, o parlamentar pediu cautela neste ano eleitoral, pois mesmo quem não gosta de política será governado por quem gosta. Então, pediu que o voto seja exercido com sabedoria e segurança para que a comunidade seja ouvida.

Sessão foi proposta pelos deputados Rôney Nemer e Izalci Lucas

Estiveram presentes à sessão, entre outros, o senador Hélio José (PMDB-DF), a deputada distrital Celina Leão (PPS); Flavia Portela, presidente da Federação dos Conselhos de Segurança (Feconseg); Natan Rodrigues, líder Comunitário de Santa Maria (DF) e Representante da Juventude do Futuro; Aníbal Rodrigues, Presidente Honorário da Associação e Líder de Casa Grande; e líderes comunitários de todo o DF.

Entre os homenageados estiveram lideranças do Guará, entre elas, Célia Caixeta, Sandra Resende e Antonio Sena, presidente licenciado do Conselho de Segurança do Guará. (Colaboração: Ascom/Izalci)

PUBLICIDADE

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*