ENTORNO – Projeto da PM para proteger o comércio de Valparaíso pode ser modelo para outras cidades

site 2A escalada crescente da violência no Entorno é um dos principais desafios dos prefeitos e órgãos de segurança de várias cidades próximas ao Distrito Federal. Em Valparaíso de Goiás, após uma onda de assaltos e furtos ao comércio local, muitos lojistas ameaçaram deixar a cidade. Somente uma unidade da Casa dos Parafusos, inaugurada Em Valparaíso há menos de um ano sofreu oito assaltos e teve prejuízos na ordem de 115 mil, conforme afirmou um dos diretores.

Esse foi um dos fatos que chamou a atenção das lideranças locais, em especial a Polícia Militar e a Associação Comercial da cidade (Acivalgo).

Após reuniões e muitas ideias, empresários e a PM local, com apoio da prefeitura, elaboraram no final de 2014 um projeto modelo, intitulado “Comércio Seguro”. Tendo à frente o tenente-coronel Danilo, comandante do Batalhão local. O trabalho foi implantado experimentalmente no bairro Jardim Céu Azul no último mês de dezembro. Segundo a Polícia Militar, mesmo em fase de teste, o projeto reduziu naquele bairro cerca de 40% da violência no comércio.

No último dia 25, o projeto foi oficialmente apresentado aos empresários e membros do Executivo na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, durante posse da nova diretoria da Acivalgo, sendo elogiado pelos presentes. O lançamento acontecerá no próximo dia 27, durante festa junina na cidade.

Segundo o tenente-coronel Danilo, o sistema funciona com apoio de um celular simples, e ao contrário de outros projetos, não precisa que o empresário faça uma ligação completa. Com uma única tecla, o mecanismo acessa pelo menos cinco viaturas da PM, sem nenhum contato verbal ou mensagens de texto. Na prática, as viaturas são informadas de que determinado comércio está em apuros, com isso, a viatura mais próxima se desloca para o lugar.  A expectativa é que a unidade que acionou a PM seja atendida em três minutos.

Para os comerciantes o custo é baixo, sendo necessário adquirir apenas o aparelho par o funcionamento e colaborar com a polícia, informando situações suspeitas.

Posse da nova diretoria da Acivalgo

Além da apresentação do projeto o evento serviu ainda para empossar a nova diretoria da Acivalgo, tendo como presidente Etelvaldo Silva. Em discurso, ele prometeu incentivar o crescimento do comércio local, assim como trabalhar em parceria com os órgãos públicos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*