ENTORNO/VALPARAÍSO – Outubro Rosa chega à cidade e mamografias gratuitas são o destaque

Evento contou com a presença de lideranças e autoridades

Depois de se destacar nos cuidados com a mulher, a Secretaria de Saúde de Valparaíso de Goiás, por meio da prefeitura municipal lançou oficialmente na última terça-feira (18/10) a campanha Outubro Rosa. O evento foi realizado na Praça Central da Etapa A e contou com a participação da prefeita Lucimar Nascimento, do secretário de Saúde Walter Mattos, além de vários servidores da cidade, simpatizantes à campanha, de trabalhos voluntários, como projetos de ginástica, além da presença do novo vereador eleito Paulo Galego (PPL).

Segundo Walter Mattos, o secretário de Saúde, a campanha, que na verdade começou no início do mês, vai continuar até o dia 31, e abrange várias atividades. De acordo com ele, todas as 38 unidades de saúde da cidade participam das ações durante todo o mês, e oficialmente, a prefeita Lucimar, presente ao evento, anunciou ainda a disponibilidade para realizar 600 mamografias gratuitamente na Rede Municipal de Saúde até o final do ano, quando se encerra a atual gestão.

Ainda de acordo com Walter, desde 2013 já foram feitas 11.300 mamografias, maioria em forma de prevenção, e outras para evitar o avanço da doença. O trabalho é realizado na Clínica de Prevenção, em Valparaíso 2, em frente à Secretaria de Saúde. O secretário explica ainda que a atenção ao câncer de mama vai muito além de mamografias. “Hoje os Centros Integrados de Atenção à Mulher estão preparados para atender às mulheres que querem prevenir a doença, temos mastologistas, ginecologistas e  clínicos para atendê-las, mas para que possam ser atendidas, tendo acima de 50 anos, nem precisa consultar esses profissionais, pois isso (a idade), já dá direito de fazer a sua mamografia, mas para isso, é preciso o encaminhamento de uma das unidades municipais regulada pelo setor responsável da Secretaria de Saúde”, comenta o secretário. Acrescenta ainda que o serviço é gratuito.

Walter comenta que caso seja constatado que alguma paciente tenha o problema (câncer de mama) os Centros Integrados de Atenção à Mulher farão todo o acompanhamento até a cura da doença.

O gestor da pasta da Saúde comenta que nos últimos anos, a atenção à saúde da mulher no município avançou muito em números. “Temos unidades de saúde em todos os bairros, e isso facilita o tratamento de qualquer doença, sem contar os bons profissionais para atender”, revela.

Em Valparaíso, levantamento da Secretaria de Saúde, doenças sexualmente transmissíveis lideram a lista dos atendimentos entre as mulheres, mas a situação está sobre controle, e há tratamento para todos os casos, inclusive a Aids, de acordo coma pasta.

GALEIRA DE FOTOS

O secretário o Walter Matos conversa com populares
Com adereços da campanha na camisa, o secretário Walter Mattos conversa com populares
A prefeita Lucimar discursa durante o evento
A prefeita Lucimar discursa durante o evento
Ginástica 'da saúde' animou evento
Ginástica ‘da saúde’ animou evento
Evento contou com a presença de lideranças e autoridades
Balões foram soltos em comemoração à curas da doença no município

img_0011

PUBLICIDADE

drogaria-felix

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*