ENTORNO/VALPARAÍSO – Problemas com as paradas de ônibus vão muito além da BR 040

IMG_20160204_062912848

O anúncio da conclusão de uma nova parada de ônibus em frente ao bairro Ipanema, obra anunciada pela Prefeitura de Valparaíso, que por sua vez divulgou que o trabalho foi feito em “queda de braço” com a Invepar, empresa responsável pelo consórcio Via 040, e que hoje administra a BR 040, em pouco muda a situação de milhares de usuários do transporte público na cidade.

Sem praticamente nenhuma obra de impacto na cidade desde julho de 2015, o Executivo local ainda não deu uma resposta satisfatória também para a área de transporte público.

Desde o último dia 25 de janeiro a reportagem do Blog do Amarildo acompanha a situação em vários bairros, antes mesmo da divulgação da nova parada recontruída pela prefeitura na BR 040.

As maiores reclamações continuam às margens da BR 040, administrada pela Invepar. Nos últimos meses a prefeitura vem informando que as melhorias no percurso da via que atravessa Valparaíso é de responsabilidade da Invepar. Mas enquanto a “guerra fria” entre prefeitura e Invepar permanece quem sofre são os moradores.

“A manutenção é horrível e a pirata tomou conta do transporte”, diz João Batista Machado, 65, detitive particular, morador de Valparaíso 2.

João Batista Machado reclama que a manutenção é horrível
João Batista Machado reclama que a manutenção é ruim

Cidade quase não tem paradas

Outros bairros na cidade sem nenhuma ligação com o problema da BR 040 continuam sem nenhuma infraestrutura para o transporte público.

“Os ônibus demoram demais e a ausência de paradas é quase uma regra”, disse uma usuária do transporte público no Parque Rio Branco. No mesmo bairro, a reportagem constatou que na avenida principal, a comercial, pessoas esperam ônibus na chuva ou sol, sem sequer um banco e nenhuma sinalização. Mesmo acontece em outras áreas, como São Bernardo e Morada Nobre.

Perto do Posto BR, ainda no São Bernardo, uma parada está improvisada com pedaços de madeira há mais de três anos e a prefeitura não tomou nenhuma providência.

Por profissionalismo, a reportagem enviou um e mail à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso (ascomvg@gmail.com), mas há vários meses a assessoria não responde nossas mensagens, sem nenhum argumento.

 GALERIA DE FOTOS

Na BR 040, impasse entre Via 040 e prefeitura continua e usuários pagam o "pato"
Na BR 040, impasse entre Via 040 e prefeitura continua e usuários pagam o “pato”
No bairro São Bernardo, parada improvisada de madeira permanece há três anos
No bairro São Bernardo, parada improvisada de madeira permanece há três anos
Pessoas aguardam ônibus em local sem parada, no bairro São Bernardo
Pessoas aguardam ônibus em local sem parada, no bairro São Bernardo

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*