Escassez de chuvas liga alerta de racionamento de água no DF

As chuvas do mês de dezembro chegaram a dar um alívio à crise de abastecimento de água no Distrito Federal, ameaçado pela Resolução nº 20, publicada em novembro do ano passado, mesmo entre idas e vindas judiciais após sua publicação. O fato é que a taxa extra sobre as contas de água está liberada desde 17 de dezembro e pode ser acionada.

Depois do aumento no nível dos principais reservatórios, uma nova queda no volume dos mananciais do Rio Descoberto e de Santa Maria ligaram o alerta de órgãos fiscalizadores. A possibilidade de racionamento está mais perto do que nunca, dada à queda do índice pluviométrico de janeiro.

elo abastecimento de 60% da população do DF, o reservatório do Descoberto chegou ao nível mínimo de 19,3% no dia 19 de novembro do ano passado. Desde então, o volume começou a subir, alcançando 24,87% da capacidade em 18 de dezembro. Entretanto, mesmo com chuvas, a quantidade de água voltou a cair e chegou a 19,91% nesta segunda-feira (9/1), segundo a medição mais recente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa).

A situação agora é considerada crítica e pode levar a medidas mais drásticas. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), caso o reservatório do Descoberto atinja 20%, a empresa estará autorizada a implementar o racionamento”. Em Santa Maria, o índice caiu de 42,03% para 41,67% entre sexta (6) e nesta segunda (9).

Ainda segundo a Caesb, serão levados em consideração três fatores: “o ritmo de queda dos reservatórios, as previsões de chuva para o DF e o nível de consumo de água pela população”. Dados do Instituto de Meteorologia (Inemt) revelam que não há previsão de chuvas fortes e frequentes. A tendência é que o quadro de estiagem se agrave, já que uma massa de ar seco atua sobre a região. Ao que tudo indica, a média de precipitações ficará abaixo do normal em janeiro, a exemplo que do ocorreu em dezembro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*