Escola Técnica do Guará – Curso de Técnico de Enfermagem teve mil inscritos

 

A procura pelos cursos das primeiras turmas da Escola Técnica do Guará surpreendeu à direção da nova unidade educacional que deverá entrar em funcionamento no próximo mês de agosto. Para o curso de Técnico de Enfermagem, com duração de dois anos e meio, 1000 pessoas realizaram as inscrições e apenas 160 foram contemplados nas quatro turmas iniciais. O Centro de Educação Profissional Articulado do Guara Teresa Ondina Maltese terá capacidade, a partir de 2018, para atender até 2000 mil alunos que cursam o Ensino Médio e o Curso Técnico, concomitantemente, e receberão duas certificações.

As inscrições encerram-se dia 14 de julho para o próximo semestre letivo. O curso Técnico em Finanças, que foi ofertado para o período noturno, paralelo ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), fechou duas turmas com 40 alunos cada. Segundo a diretora Veronica Portacio, a comunidade do Guará recebeu com muita expectativa positiva a nova escola técnica. “A procura por vários cursos profissionalizantes tem sido grande, por parte da população em geral bem como do empresariado local, que necessita de mão de obra com qualificação técnica para suas empresas atenderam a demanda por serviços. Estamos estudando ofertar a certificação no Cepag com a parte teórica e a parte técnica com estágio ser dentro das empresas”, exemplifica.

Estão previstos, também, a implantação de cursos de pequena duração para atender a demanda da comunidade como cuidador de idosos e massoterapeutas. O estágio obrigatório do curso Técnico de Enfermagem poderá ser feito dentro das instalações do Hospital do Guará, o que já qualifica o estudante para atuar na área de enfermagem de qualquer unidade seja ela pública ou particular. As vagas ofertadas para a área de enfermagem foram para alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, mas a grande procura foi por parte de pessoas que já terminaram o Segundo Grau. A Regional de Ensino do Guará está viabilizando uma forma de atender esta grande demanda para 2018.

Uma grande festa está sendo preparada para a inauguração da nova unidade escolar, em setembro, com o plantio de mudas de Ipês de cores variadas para simbolizar a chegada de uma escola viva, que terá várias atividades para a comunidade, como o teatro, a biblioteca digital com elevador e o ginásio coberto de múltiplas atividades disponibilizados mediante agendamento.

Através do Mediotec, que é uma parceria do Ministério da Educação e Secretaria de Educação, foram ofertadas 80 vagas para Técnico de Modelagem do Vestuário, no turno vespertino, e Técnico em Produção de Moda, que irá ensinar as técnicas para atuar no ambiente da moda, como desfiles e vitrine das lojas de roupas. Uma excelente mão de obra para o Polo de Moda, localizado no Guará. Um dos critérios deste programa é inserir o estudante do Ensino Médio no Mercado de Trabalho.

Colaboração: Zuleika Lopes

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*