Estações do metrô recebem shows de violeiros

A dupla Macedo & Mariano apresenta o projeto “Viola em Quatro Cantos”, com oito apresentações, de 10 de janeiro a 1º de fevereiro, sempre com a participação de convidados especiais e entrada franca
A temporada 2019 começa em alto estilo e em ritmo intenso para a dupla Macedo & Mariano. De 10 de janeiro a 1º de fevereiro, a parceria apresentará o projeto “Viola em Quatro Cantos”, visitando diferentes estações do metrô do Distrito Federal, sempre acompanhada por convidados especiais, em uma série de oito shows, com entrada franca. A proposta visa exibir ao público diversas nuances e vertentes do uso da viola caipira, desde as músicas mais tradicionais de raiz sertaneja da cultura popular brasileira até a evolução por estilos mais urbanos e modernos.
“Cada espetáculo terá a duração de 90 minutos. Na primeira parte, vamos tocar o nosso repertório, baseado em composições autorais e alguns clássicos da música de viola caipira. Em seguida, sobe ao palco um convidado, que encerrará a apresentação exibindo o próprio trabalho, mostrando a versatilidade do uso da viola caipira”, explica Macedo.
Em 2019, a música de viola caipira completa 90 anos desde a primeira gravação fonográfica oficial do gênero, ocorrida em 1929, com a canção “Jorginho do Sertão”, do compositor Cornélio Pires e executada pela dupla Mariano e Caçula. A celebração do momento histórico aliada à elevada produção de artistas que utilizam o instrumento no Distrito Federal são apontados como motivadores para a realização do projeto. “A viola é um signo emblemático da cultura popular brasileira e, em Brasília, são inúmeros artistas que a utilizam para criar desde de canções mais tradicionais a experimentações por ritmos e estilos inusitados”, comenta Mariano.
É justamente a diversidade rítmica, harmônica e melódica a característica principal do projeto “Viola em Quatro Cantos”. Na primeira semana, a iniciativa será aberta na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga, com a participação de Volmi Batista, em 10 de janeiro. Diretor do Clube do Violeiro Caipira, o trabalho de Volmi tem foco na preservação, valorização e divulgação das manifestações artísticas ligadas às raízes culturais brasileiras. No dia seguinte, o convidado será Claudinho da Viola, primeiro violeiro deficiente visual da história a gravar um CD instrumental.
“São dois grandes amigos de enorme talento. Será uma honra tê-los conosco”, diz Macedo. “A participação do Claudinho, logo na primeira semana, reforça um aspecto importante do projeto, que se preocupa com a acessibidade das pessoas com deficiência. Por isso, sempre teremos um intérprete cultural durante as apresentações para favorecer o público surdo”, completa Mariano.
Na segunda semana do “Viola em Quatro Cantos”, Macedo & Mariano seguem para a Estação Ceilândia Centro. Em 17 de janeiro, os convidados da Orquestra Roda de Viola prometem brindar o público com belos arranjos de clássicos da música brasileira. No dia seguinte, a tradição dá o tom, com a Folia de Reis Irmãos Vieira exibindo um traço marcante das manifestações do interior do país. “Será uma oportunidade muito especial de o público ceilandense apreciar as origens e a evolução da viola caipira”, comenta Macedo.
O desembarque seguinte do projeto acontece na Estação Terminal de Samambaia, onde, em 17 de janeiro, Vitor Mesquita mostrará virtuosismo tocando rock progressivo. No dia seguinte, a convidada é Carol Carneiro, que executa repertório voltado à MPB. “São dois jovens talentos, formados na Escola de Música de Brasília, que comprovam o potencial evolutivo da viola caipira. É maravilhoso saber que nossa cidade transborda de qualidade musical”, diz Mariano.
A quarta e última semana de apresentações do projeto “Viola em Quatro Cantos” está marcada para a Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, em 30 de janeiro e 1º de fevereiro. Na ocasião, Macedo & Mariano dividirão o palco com a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana, além de Karen Parreira, encerrando as apresentações. “Chico e João carregam a tradição nordestina dos repentistas, enquanto a Karen representa a dedicação feminina à viola. Será um belo encerramento desse grandioso projeto”, conclui Macedo.
Histórico
Com parceria iniciada em 2004, Macedo & Mariano têm no currículo participações em importantes espetáculos da cena cultural do DF e do país. Em 2009, foram premiados no Festival Sesi Violeiros com a gravação de uma faixa autoral e, no ano seguinte, integraram a terceira edição da coletânea Universo da Viola Caipira. Em Taguatinga, idealizaram e produziram o encontro anual Capital Viola, de 2009 a 2012, além de apoiarem o projeto Trinca Caipira em duas edições.
Após os primeiros anos de movimentada atuação, com inúmeros shows na estrada e diversas composições na bagagem, Macedo & Mariano lançaram o primeiro disco da carreira, “Conversando com a Viola”, em que apresentam 14 faixas, num prazeroso passeio musical por diferentes ritmos da música sertaneja de raiz. O projeto “Viola em Quatro Cantos” é realizado com apoio do FAC/Secult/GDF.
 
PROGRAME-SE
Macedo & Mariano – Viola em Quatro Cantos
Quando: 10 e 11 de janeiro (quinta e sexta-feira)
Onde: Estação Praça do Relógio (Taguatinga Centro)
Convidados: Volmi Batista (10/1) e Claudinho da Viola (11/1)
Quando: 17 e 18 de janeiro (quinta e sexta-feira)
Onde: Estação Ceilândia Centro
Convidados: Orquestra Roda de Viola (17/1) e Folia de Reis Irmãos Vieira (18/1)
Quando: 24 e 25 de janeiro (quinta e sexta-feira)
Onde: Estação Terminal Samambaia
Convidados: Vitor Mesquita (17/1) e Carol Carneiro (25/1)
Quando: 31 de janeiro e 1º de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Onde: Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto)
Convidados: Chico de Assis e João Santana (31/1) e Karen Parreira (1/2)
Horários: sempre de 18h às 19h30
Ouça Macedo & Mariano: 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*