Feira do Guará continua sendo a maior atração da cidade

 

O Guará continua sendo uma cidade destaque do Distrito Federal seja pelo lazer, gastronomia ou os serviços oferecidos. A partir desta edição, o jornal Guará Hoje e o Blog do Amarildo iniciam uma série de reportagens para mostrar ao leitor o que há de melhor pela cidade.

O ponto de partida é a Feira do Guará. Embora muitos reclamem da crise, o local continua sendo um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Segundo os próprios feirantes, o diferencial da feira é reunir diversos serviços e produtos em um único local, o que acaba por atrair e fidelizar os clientes.

É o caso de Thiago Mácario, o jardineiro, que é morador de Arniqueiras, explica o porquê frequenta a Feira do Guará: “Eu gosto muito de vir aqui, em especial nos finais de semana, pois quase todas as bancas estão abertas. Gosto muito de comer o pastel aqui da feira e costumo comprar bastante fruta nas bancas daqui”, afirma.

Já a relação da estudante Leidiane Braga com o local vai além. “Venho à feira do Guará desde pequena, meus pais já tiveram uma banca aqui. Gosto bastante dos doces que vendem aqui e gosto muito da pamonha também, você encontra comida de varias regiões do Brasil, fora as bancas de roupas e eletrônicos”, conta.

Além das atrações já citadas pelos visitantes, ainda é possível encontrar bancas dedicadas a produtos eletrônicos, salão de beleza, costureiras, peixarias, roupas, entre outros.  Segundo a feirante Patrícia Silva, a área de gastronomia da feira é o ponto forte do local “O Movimento aqui é muito bom, nossa banca (Trem de Minas) sempre recebe muitos clientes. Aqui nos vendemos doces e produtos voltados para a culinária mineira. Os que mais têm saída são as castanhas, o queijo e o queijo com goiabada”.

O Restaurante São José é outro espaço que já se tornou marca registrada da feira do Guará. O local é inteiramente dedicado às comidas nordestinas, e tem uma grande procura por parte das pessoas que apreciam as comidas típicas dessa região do país. Trabalhando há mais de dez anos no local, Célia Avelino conta quais são os pratos mais procurados “As comidas mais pedidas pelos clientes são o caldo de mocotó, o sarapatel e o cabrito, são comidas que trazem além do sabor a lembrança da terra natal”, explica.

A Feira do Guará, assim como a maioria das feiras livres do DF, possui uma associação que representa os feirantes, a Associação Comercial Varejista da Feira do Guará, (Ascofeg). De acordo com o presidente Cristiano Jales, o local conta hoje com 636 bancas. Desse total, cerca de 40% é dedicada a área de confecção. Jales ainda garante que a população pode esperar por novidades nos próximos meses “Há um projeto inovador a ser realizado na Feira do Guará, e deve ocorrer entre os próximos três meses. Por enquanto é isso que posso adiantar”, conta.

 

EndereçoGuará II QE 25 – Guará, Brasília – DF, 70297-400

Horáriode quarta-feira a domingo, das 08h as 18h

Telefone(61) 3382-2323

 

Texto e foto: Danillo Neves

 

 

Galeria

 

A culinária mineira está presente em muitas bancas
A oferta de produtos é grande nas bancas da feira
A gastronomia é o ponto forte da Feira do Guará
Os produtos são de diferentes regiões do país

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*