Guará – Cave continua na mira das privatizações

Assunto dominante na mira do Guará durante os últimos dois anos, a privatização do complexo do Cave continua sendo a bola da vez.  Segundo levantamento do jornal GuaráHOJE, o assunto já é tratado como uma das prioridades do novo governo para a cidade. Até o momento, não há especificação de como será o novo trabalho, pois o que o se sabe é o que já existe feito pelo Governo Rollemberg, que chegou até criar uma subsecretaria de Parcerias Publico-Privadas somente para tratar do tema.

Embora tenha sido divulgado até o momento, o governo já sinalizou que o assunto deve se estender a toda região central de Brasília, incluindo Centro de Convenções, Nova Via Transbrasiliana, Torre de TV, Shopping Popular, Parque Sarah Kubitschek (Parque da cidade), além do novo e polêmico Estádio Nacional Mané Garrincha.

No caso do Guará, o governo anterior chegou avançar bastante nas PPPs do Cave. Em 2018, uma empresa chegou a ser divulgada como vencedora da concorrência, apresentando um layout arquitetônico completo de como ficaria a nova estrutura do complexo caso o projeto fosse levado adiante. Mas curiosamente, já próximo às eleições de 2018, a subsecretaria que tratava do assunto mudou de gestão e a licitação não chegou a ser concluída, deixando mais uma vez dúvidas para a comunidade. Acabado o governo, a situação ficou para Ibaneis Rocha (MDB) solucionar. Até agora não se sabe se vai aproveitar ou não o que já havia sido feito.

Em 2018, ação na Justiça dificultou privatização do Kartódromo Ayrton Senna

Um dos entraves do governo anterior para realizar a PPP do Cave foi a reforma do Cave, que estava sendo executado com recursos públicos. A comunidade reclamou que não se deveria entregar o Cave reformado para uso apenas para que a nova gestão privatizada pudesse faturar em cima do que havia sido feito. Vale ressaltar que muitas pessoas da comunidade continuam contra a privatização do complexo nos moldes anteriores, enquanto outros a defendem. A polêmica, então, deve continuar neste governo.

Via Transbrasiliana

Outra PPP que diz respeito diretamente ao Guará trata-se da Via Transbrasiliana, antiga Interbairros. O projeto, que vem desde governos anteriores, também é vista como prioridade pela equipe do Governo Ibaneis. O tema já é noticiado pela mídia diária. Em 2018, o governo anterior tentou fazer uma licitação, mas acabou suspendendo-a em última hora, ficando a cargo de o novo governo realizar o trabalho.

No Guará, na região baldia que passaria a nova via, a gestão passada chegou a instalar equipamentos para soterração de fios da rede elétrica de alta tensão que passa pelo local. Porém, mais uma vez o novo trabalho não foi concluído.

Na região do Guará o projeto anterior previa comércio ao longo da via entre o Guará I e II, acabando de vez com o cinturão verde que ainda existe. A via também vai atravessar o Parque do Guará reduzindo ainda mais o verde que por lá resiste. Para quem é mais focado em economia e geração de empregos o projeto é visto como importante para a cidade, embora os custos ambientais cobrarão seu preço.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*