Presidente do Museu do Vinil inicia movimento de revitalização da antiga Casa da Cultura do Guará

A presidente do Museu do Disco de Vinil, Janete das Graças, começou uma iniciativa a qual intitulou de Movimento de Revitalização da Antiga Casa da Cultura do Guará. Sua primeira ação imediata é conclamar o apoio de todos os que são ligados às atividades culturais, para que se engajem na luta pela preservação do patrimônio material daquela antiga instituição, que nasceu praticamente com a cidade.

O objetivo da campanha, segundo Janete das Graças, é aproveitar o espaço que existe, pois tem cerca de 1000 metros quadrados e está há mais de 5 anos desativado. “O local poderia muito bem abrigar um centro cultural onde seria utilizado pela comunidade cultural para todas as manifestações de natureza artístico-culturais. Do jeito que se encontra a Casa, agravado pela falta de uso, está sujeita a deteriorações”, argumenta a idealizadora do movimento.

Móveis que restaram na casa estão depredados

Ela explica que o movimento vai convocar a comunidade para um abraço simbólico em volta da tradicional Casa da Cultura da cidade, que fica atrás do Fórum e da Administração do Guará. O evento vai ser realizado brevemente. De acordo com Janete, de preferência num sábado, pela manhã, assim que houver um espaço na agenda do administrador.  “De qualquer forma, a comunidade guaraense será avisada com antecedência”, avisa.

A presidente do Museu do Vinil informou que um ofício já foi enviado ao administrador Luiz Carlos Delfino solicitando a reativação da Casa da Cultura, considerada um espaço tradicional e referência não só para pioneiros como para toda a população  e para a própria história da cidade.

Janete das Graças busca incentivos para revitalizar o espaço

A líder do movimento pretende ainda mobilizar empresários locais para apoio ao projeto, visando à restauração desse “importante patrimônio que é a Casa da Cultura”.

Janete das Graças informa também que existe um grupo nas redes sociais chamado Revitalizar Cultura Guará. “Quem quiser se unir a esta causa é só ligar para (61) 9.9986-9393”.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*