Guará recebe nesta quarta (31) abertura dos Jogos Escolares do DF na etapa regional

Inicia nesta quarta-feira (31), a etapa regional dos Jogos Escolares do Distrito Federal. Em novo formato, o evento tem no Guará, uma das primeiras cidades a receber os jogos. Está marcado para às 14h, o evento de abertura no Ginásio do Cave, e em seguida terá a disputa de jogos de futsal. O trabalho na cidade é desenvolvido pela Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) da cidade.

Os jogos deste ano vêm com uma novidade. Em novo formato, os JEDF apresenta uma nova fórmula no sistema classificatório para se chegar às finais, a fase distrital da competição, que reunirá escolas públicas e privadas de todo o DF. Ao contrário de anos anteriores, a disputa deste ano consistirá em que a fase de classificação será decidida em cada regional, dando direito de participar da etapa distrital (finais) da competição às equipes que lograrem êxito.

Durante a cerimônia de abertura, apenas uma modalidade terá a primazia de estrear nos jogos. Duas partidas de futsal abrirão os jogos da CRE Guará, nas modalidades masculina e feminina. No total, nove escolas, entre particulares e oficiais, estão inscritas. Apenas o Colégio Rogacionista, da rede privada, está inscrita em duas modalidades esportivas: futsal e basquete. As outras restantes, handebol e vôlei, não tiveram equipes inscritas.

Por ser a única inscrita no Guará no basquete, portanto sem adversário em nível local, a equipe do Rogacionista já está automaticamente classificada para parte final da competição nesse esporte. As demais instituições de ensino da cidade somente inscreveram equipes no futsal.

Segundo o regulamento dos jogos, apenas alunos que estão matriculados em escolas da rede pública e privada do Guará estão aptos a participar dos jogos na etapa regional.  Há duas faixas etárias no futsal, tanto no masculino quanto no feminino, vai dos 12 aos 14 anos e dos 15 aos 17.

As finais, que reunirão todos os times representantes das CREs do DF, estão marcadas para o dia 14 de junho. As partidas, em níveis da CRE Guará, vão ser disputadas as segundas, quartas e sextas-feiras, em quadras do CEF 05, Estrutural e Cave.

Para José Carlos dos Santos, coordenador dos JEDF pela CRE Guará, a expectativa é de que a partir do próximo ano a presença de participantes seja maior. Anunciou que o transporte dos jovens atletas das escolas públicas da cidade está liberado para o horário dos jogos. “Os Jogos Escolares do DF é a retomada da força do esporte no meio estudantil, sendo que neste ano a competição se torna mais acirrada e afunilada, reservando a parte distrital para as partidas decisivas, com direito a medalhas e troféus”, acrescenta José Carlos.

PUBLICIDADE

 

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*