Hospital Regional de Formosa inicia procedimentos cirúrgicos de urgência

As cirurgias de baixa e médica complexidade serão destinadas exclusivamente para especialidade de ortopedia

A história recente do Hospital Regional de Formosa (HRF) é recheada de conquistas. A unidade de saúde pública do Governo do Estado de Goiás tornou-se referência no atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19 na região e mais que dobrou a assistência oferecida no Pronto-Socorro Geral.

Agora, o Hospital escreve mais uma importante página de sua trajetória. Pela primeira vez desde sua inauguração, o HRF passa a realizar cirurgias de urgência de pequena e média complexidade na área de ortopedia. Uma vitória para os munícipes da região que até então eram transferidos para outras unidades do Estado.

É importante ressaltar que os procedimentos são as chamadas cirurgias de urgência de segundo tempo, ou seja, para pacientes que chegam na emergência com algum tipo de fratura que não coloca sua vida em risco e que não precisa ser abordada –  do ponto de vista cirúrgico – de imediato.

A pessoa é estabilizada, medicada e submetida a antibioticoterapia para evitar processos infecciosos. Na sequência, os médicos agendam a data para o procedimento. Neste primeiro momento, as cirurgias já estão sendo realizadas nas terças e sextas-feiras.

“A implantação desses procedimentos é uma vitória para o município de Formosa que carecia desse tipo de assistência. A nova estrutura vai aumentar ainda mais nossa capacidade de atendimento”, diz o médico Felipe Uchôa Brito, diretor técnico do Hospital Regional de Formosa.

Modernização

O início das atividades só foi possível após modernização do centro cirúrgico, que agora conta com equipamentos de alta tecnologia. Recentemente, o hospital – que é gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED – adquiriu o Arco C, também chamado de intensificador de imagem.

Assim como o raio-x, o aparelho possibilita a radiografia estática, porém é utilizado predominantemente para capturar imagens dinâmicas de alta resolução e em tempo real. Com ele, os cirurgiões podem monitorar o progresso da cirurgia de maneira extremamente precisa.

“O início dos procedimentos cirúrgicos marca um novo momento para o hospital e para a cidade de Formosa. Estamos empenhados em oferecer o que há de melhor para população”, finaliza Vânia Fernandes. 

Sobre o HRF

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Colaboração com texto e foto: Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*