Início das chuvas mostra situação caótica na Feira do Guará

Há algum tempo precisando de várias reformas, a Feira do Guará já começa a evidenciar os problemas com a chegada do período chuvoso. A situação mais grave são as condições do telhado, bastante desgastado. Inúmeras goteiras se formaram com as chuvas alagando os corredores da feira nesse início de temporada chuvosa.

No sábado (6), a reportagem constatou que a feira precisa de forma urgente de reforma. A situação não deixa de fora nem a ala nova, construída há cerca de cinco anos. No entanto, a parte mais afetada é a antiga.

Funcionário limpa loja vazia após chuvas: sem clientes por causa das águas

Na chamada ala norte, praticamente, nenhuma banca está a salvo do problema. Na ausência de uma solução por parte das autoridades, os feirantes tomaram a iniciativa de resolver eles mesmos os problemas. Cada um vai tentando solucionar como pode, fazendo reparos aqui e ali, reformando telhado, para proteger suas mercadorias.

Funcionários de associação local tentam conter água com lonas

O comerciante de produtos e acessórios para celulares Cleiton Alves reclama da falta de solução para o problema. Com balde e lona tenta conter a ação da água da chuva, não sabendo se atende ao cliente ou protege suas mercadorias. “Muitos dos feirantes já tiveram prejuízos com a perda de produtos e tentamos fazer paliativos para evitar prejuízos maiores, mas o certo é uma reforma do telhado”, reclama. Ela ainda faz um trocadilho afirmando que as goteiras da Feira do Guará se parecem com as Cataratas de Foz do Iguaçu.

Feirante limpa por conta própria imediações de sua banca: prejuízos

Outro comerciante local, Roberto Firmino, explica que de tanto esperar por uma solução maioria dos feirantes resolveu agir por conta própria e fizeram uma espécie de telhado paralelo em cima da própria banca. “Há muitos anos a gente luta por um telhado melhor, mas decidimos fazer essa ‘gambiarra’ para tentar conter água”, relata.

Cristiano Jales, presidente da Ascofeg – a associação que cuida dos interesses dos feirantes do Guará – diz que tem corrido atrás da resolução do problema junto a Novacap e agora busca ajuda do deputado Rodrigo Delmasso (PRB); uma verba que venha solucionar todos os problemas. Mas garante que a receita da associação é insuficiente para uma reforma completa do telhado.

GALERIA DE FOTOS

Clientela sofre para transitar dentro da feira

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*