Jardim Botânico recebe concerto da Obach no domingo (16)

A Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História (Obach) se apresenta no Centro de Visitantes do Jardim Botânico no domingo (16), às 11 horas.

Com pouco mais de dois anos de existência e 12 músicos, o grupo se especializou na interpretação de músicas barrocas compostas no século 18.

Para o concerto no Jardim Botânico serão nove integrantes (quatro violinos, duas violas, um violoncelo, um contrabaixo e um cravo) e dois cantores convidados.

Em média, o grupo tem atraído 1,5 mil pessoas por apresentação. Desde que foi criado, foram 11, em Brasília e nos Estados Unidos.

Para a musicista e professora Kathia Pinheiro, uma das fundadoras da orquestra, o público que comparece aos espetáculos de música clássica na cidade é diversificado e interessado.

“É uma plateia bastante sedenta. Não importa qual seja a época, o estilo musical clássico mexe com o DNA das pessoas. Elas querem nutrir o espírito, e isso acontece”, avalia a violinista, que foi spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro por 22 anos.

No repertório deste domingo, serão executadas composições de Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli, Georg Friedrich Händel, Johann Sebastian Bach e Wolfgang Amadeus Mozart, além do Cânon Pachelbel.

Para entrar no Jardim Botânico, é necessário pagar o ingresso de R$ 5, mas a apresentação da orquestra será gratuita. No entanto, os organizadores pedem a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

As contribuições irão para o Instituto Vida Positiva, que atende crianças e adolescentes que convivem com HIV-aids.

Como surgiu a Obach

Os dois principais idealizadores da orquestra são a própria Kathia Pinheiro e o musicista Airan D’Sousa. A fundação ocorreu em julho de 2016, e a estreia foi cinco meses depois, no Santuário Dom Bosco(702 Sul).

A formação atual conta com cinco violinos, duas violas, três violoncelos, um contrabaixo e um cravo.

Emdezembro de 2017, a Obach tocou na Our Lady Of Pompeii Shrine Church e no Theatro Dimmena Center for Classical Music, ambos os locais em Nova York.

Ao todo, foram cinco concertos nos Estados Unidos com interpretações de obras barrocas brasileiras do padre José Maurício Nunes Garcia e de João MacDowell, compositor brasileiro que mora há 20 anos na cidade nova-iorquina.

Concerto da Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História (Obach) no Jardim Botânico

16 de dezembro (domingo)

Às 11 horas

No Centro de Visitantes

O Jardim Botânico de Brasília fica no Setor de Mansões Dom Bosco (na subida da QI 23 do Lago Sul) e abre de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças até 12 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com deficiência são isentos.

Das 7 às 8h50, o acesso é permitido somente para pedestres e ciclistas, sem cobrança de ingresso.

 

Fonte: Agência Brasília/ Foto: Reprodução da Internet

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*