Jovens criam plataforma multimídia para monitorar parlamentares brasileiros

Uma plataforma multimídia desenvolvida por ativistas, cientistas sociais e jornalistas faz uso da tecnologia para aprimorar a participação política e promover propostas de reformulação do Legislativo Brasileiro. Trata-se do projeto Monitora, Brasil!, concebido como um ecossistema de transparência e participação política, reunindo portal na internet, aplicativo para smartphones, redes sociais e grupos de discussão no Whatsapp. O objetivo, segundo seus idealizadores, é dar maior transparência às atividades realizadas pelos deputados federais, na Câmara dos Deputados, e pelos senadores, no Senado Federal, de maneira a oferecer informações para suporte à participação popular no processo legislativo.

A ideia surgiu em 2013, quando o aplicativo Monitora, Brasil! participou do primeiro Hackaton realizado pela Câmara dos Deputados. Na época, a ideia foi premiada em 2º lugar, como melhor aplicativo, na competição que buscava criar redes colaborativas entre Parlamento e sociedade. Desde então, a iniciativa tem crescido e agregado novas ferramentas, de modo a dar condições para que a sociedade fiscalize o desempenho dos políticos no exercício do mandato e uso do dinheiro público.

Por meio das ferramentas são monitorados dados relativos ao desempenho dos políticos durante seus mandatos, com informações de projetos apresentados, presenças e faltas, entre outros temas, além de informações dos projetos de lei em tramitação. Os dados são retirados de Portais da Transparência e de apis de dados abertos das casas. Também são listadas informações oriundas das principais agências de notícias de cunho político no País.

A iniciativa foi proposta pelo mestre em Ciência Política na área de Transparência e Participação Política e especialista em redes sociais digitais, Gustavo Warzocha Cruvinel, e pelo cientista da computação e HackerAtivista Geraldo Augusto Figueiredo. Segundo eles, o projeto pretende atuar em duas linhas a partir de agora. “A primeira linha vai ser por meio da divulgação de projetos de lei que estão parados na Câmara dos Deputados. Começaremos com o tema corrupção e, depois, também atuaremos com outros temas como saúde, educação e segurança pública”, comenta Warzocha. Por outro lado, completa Figueiredo, “vamos trabalhar com a ferramenta legislativa do E-Cidadania. Acreditamos que essa é uma das primeiras ferramentas institucionalizadas para que a sociedade possa participar do processo legislativo”, finaliza.

Desde sua criação, as principais informações buscadas no Monitora, Brasil! dizem respeito a projetos de lei apresentados por deputados e senadores, gastos com cotas parlamentares, faltas e emendas direcionados aos municípios. O aplicativo já foi instalado por mais de 52 mil usuários e tem avaliação média de 4.46 na PlayStore.

Ideia Legislativa
Outra frente de ação da plataforma Monitora, Brasil! faz uso das ferramentas disponíveis pelo poder Legislativo para propor mudanças positivas na sociedade. A iniciativa acabou de publicar no portal E-Cidadania do Senado Federal uma Ideia Legislativa. A ferramenta permite que todo cidadão possa apresentar uma ideia legislativa ao Senado e, caso consiga 20 mil apoiadores no portal, será analisada pela Comissão de Cidadania e Legislação Participativa do Senado Federal. Caso aprovada, vira projeto de lei e é iniciada sua tramitação no Senado.

No dia 20 de setembro, o Monitora, Brasil! registrou a Ideia Legislativa “Pela aprovação das 10 medidas contra a corrupção” – disponível no endereço https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=90630 – cuja proposta pretende criar um projeto de lei que contemple as 10 Medidas Contra a Corrupção propostas pelo Ministério Público Federal e que foi desconfigurada na Câmara dos Deputados. O prazo para a adesão e apoio à proposta vai até o dia 18 de janeiro de 2018.

Serviço
Monitora, Brasil!
Site: https://monitorabrasil.org/
Aplicativo disponível:
Android https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gamfig.monitorabrasil
IOS https://itunes.apple.com/us/app/monitora-brasil!/id721186628?l=pt&ls=1&mt=8
Facebook: https://facebook.com/monitorabrasilapp

 

(Colaboração: Assessoria de comunicação/ Foto: Reprodução)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*