Legislativos do Entorno-DF lembram o Dia Nacional do Vereador, comemorado nesta sexta, 01

Instituída pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984, a data tem o papel de valorizar esse agente político que tem uma missão importante para a democracia, através de um mandato de quatro anos. É ele o representante do cidadão, com o dever de fazer a ligação entre os moradores do município ao qual representa e o prefeito, com o objetivo de apresentar sugestões, melhorias e providências que proporcione melhor condições para a população.


No sentido literal, a palavra “vereador” tem o sentido de verificar, analisar, avaliar. Nesse aspecto, esse agente, tem a função de elaborar leis, fiscalizar as contas do Poder Executivo local, denunciar irregularidades e desempenhar funções administrativas na câmara municipal.

Casa de Leis em Luziânia-GO: visita do prefeito e ajustes feitos pelo presidente Carlos da Liga para manter enxuto o Legislativo local

A data foi lembrada em várias Casas Legislativas país afora. Na Região Metropolitana do DF, destaque para a Câmara Municipal de Vereadores de Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia, ambas lembraram a data.

Em Valparaíso, o secretário de Infraestrutra, Dr. Marcus Vinícius esteve pela manhã na Casa de Leis e lembrou do desafio de ser vereador, ele já esteve lá como parlamentar. “As cobranças são enormes, e a necessidade de mostrar serviço é algo cobrado diariamente pela comunidade, assim, ser vereador, é um cargo de muita honra, respeito e trabalho”, citou ao microfone durante a visita. O Legislativo de Valparaíso conta com 13 parlamentares, sendo Plácido Cunha o presidente.

Na Cidade Ocidental, Câmara passa por reformas

Em Luzânia, cidade distante 60 quilômetros do Plano Piloto, no DF, a Casa tem 21 parlamentares e como desafio, busca resgatar a cidade de uma gestão turbulenta entre 2016/2016, tendo sido o prefeito Cristovam Tormin destituído do cargo por suspeita de assédio sexual. O atual mandatário, Diego Sorgatto (DEM), busca um relacionamento amistoso com a Câmara na busca de aprovar projetos de interesse da comunidade para que volte a crescer, e que os políticos fazer uma gestão sem turbulências, como foi a anterior. O Legislativo de Luziânia é comando pelo vereador Carlos da Liga (DEM), defensor de várias causas na cidade.

O secretário de Infraestrutura de Valparaíso, Dr. Marcus Vinícius: ex-vereador falou dos desafios do cargo

Já na Cidade Ocidental, 15 parlamentares compõem a Casa de Leis, que é comandada por Erasmo Carlos (PP). No momento, a Câmara passa por reformas, e as sessões devem retornar em até 10 dias.

Cadeirante, o vereador Danielzinho (MDB), é um dos vereadores da atual legislatura. Ele vê o cargo como um instrumento importante de elo entre a comunidade e política, por melhorias. Eleito por três vezes, o parlamentar é defensor das causas da Saúde, inclusão social e melhor idade, além de apresentar projetos de lei em outros segmentos.

O vereador Danielzinho, da Cidade Ocidental: desafio é atender a várias demandas de diferentes segmentos

A HISTÓRIA
A história detalha que as câmaras de vereadores são mais antigas do que o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas. A primeira delas foi instalada em 1532, por Martin Afonso de Souza, na primeira capitania hereditária, no litoral de São Paulo.


Por essa razão, parabenizamos os vereadores do nosso município, eles que tem seus gabinetes abertos para “ouvir” e atender os anseios da população.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*