Livro de escritor do Guará é finalista de prêmio internacional

O livro Beleza Estranha, do escritor Tércio Ribas Torres, é um dos finalistas do prêmio International Latino Book Awards, na categoria ficção em português. A obra concorre com o livro O Grande Assaltante, da escritora Alice Dias. O resultado final será conhecido no início de setembro, em uma cerimônia que vai ocorrer em Los Angeles, nos Estados Unidos. Jornalista, Tércio Ribas Torres é mineiro, nascido no final de 1973. Mudou-se para Brasília em 1998 e, desde 2005, fixou residência no Guará. Alice Dias também é escritora de Brasília.

Beleza Estranha é um drama familiar. O livro conta a história de um relacionamento conturbado entre pai e filho. Roberto, único personagem a ter nome na trama, não entendia a razão de tantas intrigas em casa. Apesar do bom relacionamento com a mãe e com os irmãos, ele se sentia perseguido por seu pai – que fazia questão de detonar com o ambiente familiar. Depois de muitas desavenças, a vida leva Roberto e seu pai por caminhos diferentes. O tempo passa e um reencontro entre os dois passa a ser uma oportunidade de pai e filho ajustarem sentimentos e atitudes, numa espécie de redescoberta da estranha beleza da vida.

Lançado em 2016 pela Chiado Editora, Beleza Estranha tem conseguido referências elogiosas da crítica. Na definição de Pedro Paulo Rosa, escritor e mestre em História, Beleza Estranha é um “tocante romance” e “um livro vibrante”. Para Thais Turesso, agente literária e responsável pelo site Viaje na Leitura, o livro é digno de um filme, pois traz uma emoção que lembra Meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos.

O prêmio

O International Latino Book Awards é promovido desde 2007 pela Asociación Nacional Latina para la Promoción de Servicios Bibliotecarios, com sede no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O objetivo do prêmio é destacar as melhores obras produzidas por latinos, em português, espanhol e inglês. Isabel Allende e Paulo Coelho estão entre os agraciados pelo prêmio – que também já foi entregue aos escritores brasilienses Marcos Linhares e Sinélia Peixoto.

(texto e fotos: Tércio Ribas Torres)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*