Mais cinco cidades do DF vão ganhar Coleta Seletiva

O novo modelo de coleta seletiva, inédito no Distrito Federal, terá início nesta segunda-feira (11) em cinco regiões administrativas (Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Santa Maria e Brazlândia). Quatro organizações de catadores de materiais recicláveis foram contratadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em maio deste ano, para a prestação do sistema a ser executado por rota de recolhimento.

As cooperativas contratadas são: Recicle a Vida, que atuará em Samambaia; R3, em Santa Maria; Renascer, na Candangolândia e no Núcleo Bandeirante; e Acobraz, responsável pela coleta seletiva em Brazlândia. O serviço está suspenso nessas localidades desde dezembro de 2015, para adaptação do modelo adotado.

Os novos contratos têm a vigência de 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período até o limite de cinco anos. O valor anual dos contratos está estimado em R$ 383.183,52 por cooperativa. A meta é atender 473.719 habitantes somando as cinco RA’s, recolhendo 390 toneladas por mês.

Os veículos circularão em áreas específicas, que têm a característica de produzir a maior quantidade de materiais recicláveis nas regiões. Serão atendidos 90% da Candangolândia e do Núcleo Bandeirante juntos, 60% de Brazlândia, 30% de Santa Maria e 15% de Samambaia.

Ação educativa

A cooperativa Recicle a Vida, contratada para executar a coleta seletiva em Samambaia, realiza neste final de semana ação educativa com moradores da RA. O objetivo da iniciativa é conscientizar a comunidade para a separação correta dos resíduos domiciliares e comerciais.

A ação conta com carro de som, distribuição de materiais educativos, além da apresentação do novo caminhão que fará a coleta dos resíduos porta-a-porta. Alunos da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Brasília (IFB), catadores de materiais recicláveis e representantes das lideranças comunitárias farão a mobilização.

A iniciativa, que também conta com o apoio do SLU, acontece nos dias 9 de julho (sábado), nas ruas das quadras 400 pares, e no dia 10 (domingo), nas ruas das quadras 200 pares. Em ambas as datas, a ação começa às 9h. (Colaboração/Ascom/Diretoria Geral de Serviço de Limpeza Urbana)

IMG-20160408-WA0004

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*