Marcos Mairton lança obra na Feira Internacional do Livro de Brasília

O escritor e poeta Marcos Mairton lança na próxima quarta-feira (13/06), às 20h, seu mais novo trabalho: “Breves Anotações de um Andarilho”. A noite de autógrafos acontece no estande da Editora Arco Íris, na Feira Internacional do Livro de Brasília, no varandão do shopping Pátio Brasil.

A obra é composta por 70 textos curtos (ou breves, como prefere o autor), originados no perfil que Marcos Mairton mantém no Twitter e publicados com a hashtag #MICROCONTO. “Depois de escrever muitos microcontos, percebi que vários deles estavam relacionados, podendo formar um todo e compor um livro. Foi aí que se destacou o Andarilho, às vezes como personagem do microconto, às vezes como seu narrador”, explica Mairton.

A cada página, uma ilustração do artista visual Valdério Costa complementa o trabalho, fundindo escrita e imagem que instigam o leitor. “O livro é a síntese de muitas reflexões extraídas de situações cotidianas. Diariamente, fatos aparentemente simples, até banais, escondem lições importantes para a vida. São essas lições que o Andarilho tenta apreender e transmitir através de suas anotações”, conta o autor.

“De manhã perdeu o trem. / À tarde perdeu o emprego. / À noite perdeu a namorada. / Sem mais nada a perder, perdeu o medo” (O Perdedor). É dessa maneira sintética que Marcos Mairton compartilha com o leitor emoções, pensamentos, devaneios e até certa intimidade. O autor diz que são textos em prosa. Há quem diga que é poesia.

Partindo dessa premissa, Marcos Mairton fala sobre as expectativas de recepção do público: “Tenho observado que as pessoas se surpreendem ao perceber que uma grande história pode ser contada em breves palavras. No livro, penso que os leitores irão se identificar com os personagens e as situações. Certamente acrescentarão a cada conto elementos da sua própria experiência de vida, seus valores, porque os textos favorecem esse exercício”, afirma.

O livro surpreende por contar uma grande história em breves palavras

“Breves Anotações de um Andarilho” conta ainda com a apresentação de José Paulo Cavalcanti Filho e design gráfico de Haroldo Brito, CEO da Criatus Design. O lançamento tem acesso livre e gratuito. O livro é uma publicação da Editora IMEPH, reafirmando uma parceria entre o autor e a editora que comemora dez anos, com várias obras no mercado literário.

Sobre os artistas

O escritor, poeta, cordelista, compositor e juiz federal Marcos Mairton, nasceu em Fortaleza (CE) em 17 de agosto de 1966. Editor do blog Mundo Cordel e membro fundador da Academia Quixadaense de Letras (AQL) e da Academia Brasileira de Cultura Jurídica (ABCJuris), Marcos possui diversos livros publicados, como “O Quilombo do Encantado”, com ilustrações de Jabson Rodrigues, incluído no Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE 2012; “Um sapo dentro de um saco”, com ilustrações de Eduardo Vieira, incluído no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2013; e “Uma Aventura na Amazônia”, ilustrado por Rafael Limaverde, com várias edições pelo IMEPH, desde 2008, adotado como material paradidático em escolas de vários municípios.

Ilustrador, artista visual e escritor, Valdério Costa é vencedor na categoria Mestres, do Prêmio Culturas Populares 2017, do Ministério da Cultura. Nos últimos 20 anos, realizou exposições individuais e participou de feiras, bienais e exposições coletivas. É graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília e professor de Artes Visuais e História da Arte da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atua como docente em escolas públicas e privadas ministrando oficinas práticas e teóricas sobre a técnica de ilustração e xilogravura. Ilustrou, entre outros os livros, “Dez cordéis nota 10”, 2016; “O lobo milionário e os três porquinhos”, 2016; “O mundo de mundim”, 2013; “A cartomante em cordel”, 2012; “A escrava Isaura em cordel”, 2011; “Vertentes e evolução da literatura de cordel”, 2011; “Adivinhas do curioso e do respondão”, 2011 e “Vida e obra de Gonzagão”, 2011.

Serviço

Lançamento Breves Anotações de um Andarilho

Data: 13/06

Hora: 20h.

Local: Feira Internacional do Livro de Brasília – Pátio Brasil Shopping.

Entrada livre e gratuita

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*